José Fernando: o homem de marketing

Continua depois da publicidade

Executivo do Simineral recebe, nesta quinta-feira, o prêmio Personalidade de Marketing da ADVB/Pará

José Fernando JúniorO presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernando Gomes Júnior, receberá, nesta quinta-feira, 15, o prêmio Personalidade de Marketing da ADVB/Pará. Em sua quinta edição, a honraria reconhece a liderança empresarial que melhor soube utilizar as técnicas de vendas e marketing para alavancar os seus negócios. No caso do executivo, a ADVB confere a premiação em reconhecimento ao trabalho inovador à frente do Simineral. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada, às 19h30, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. 

Paraense com orgulho, José Fernando Mendonça Gomes Júnior, 44 anos, tem uma trajetória de sucesso marcada por desafios, pela coragem e pela ousadia de apostar no novo. Casado há 15 anos com Izabelle da Costa Fonseca Gomes, pai de três filhos – Caio, Júlia e Arthur – o executivo é conhecido por ser um visionário e um eterno sonhador. Desde os 13 anos, já mostrava habilidade com os negócios, ajudando seu pai no frigorífico da família.

Formado em Gestão de Negócios, com pós-graduação em Gestão de Pessoas, pelo Centro Universitário do Pará (Cesupa), iniciou a carreira profissional como assessor parlamentar, trabalhando com ícones da política, como Jarbas Passarinho. Também atuou em entidades de classe, como a Associação Comercial do Pará, Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Pará (FCDL).

Mineração nas veias

A entrada no setor mineral foi um teste de paciência, perseverança e determinação para José Fernando Gomes Júnior. Em uma manhã de trabalho na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o executivo recebeu uma ligação de uma headhunter – empresa especializada no recrutamento de profissionais e executivos talentosos –, perguntando se estava disponível para uma entrevista por telefone. Em quase uma hora de entrevista, José Fernando passou para as próximas etapas do processo, incluindo entrevistas presenciais no Rio de Janeiro e São Paulo. Tudo isso, sem saber qual era a empresa, função e local de atuação. “Quando me lembro disso, a pergunta que me faço é se era doido, mas na verdade nunca tive medo do novo e o meu lema é sonhar, buscar e tentar, tantas vezes, quanto for necessário, até alcançar o alvo”, afirma.

A última fase da seleção ocorreu no Rio de Janeiro, com entrevista eliminatória. Após uma sabatina de quase duas horas, José Fernando recebeu a notícia de que era o mais novo gerente de Relações Institucionais da Vale. “Nunca imaginei que a vaga que estava concorrendo era para a gerência da Vale. Fazer parte de uma empresa como a Vale, é um aprendizado diário. Já são nove anos dentro da empresa e foi assim que entrei no ramo da mineração”, lembra.

Além do importante trabalho desempenhado na Vale, o executivo é conhecido pela sua atuação no Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral). Já são três anos à frente do sindicato, onde foi pioneiro em diversas ações em prol do setor mineral. “Fizemos grandes coisas, sempre trabalhando em equipe e com apoio de todos os colaboradores, empresas associadas e sociedade paraense. É importante destacar o Anuário Mineral do Pará, que já está em sua terceira edição. Para nós é um grande orgulho esse legado de deixar impresso e registrado o que o setor mineral faz no estado para que a sociedade saiba e se aproprie dessa informação e que venha junto conosco fazer um estado melhor”, ressalta.

José Fernando também destaca outras importantes conquistas para a mineração paraense, como a criação do Dia Estadual da Mineração do Estado do Pará, comemorado oficialmente todo dia 14 de março em sessão solene na Alepa; a criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração para debater aos rumos da mineração no estado; instalação da Casa da Mineração, um esboço de encontro do setor mineral, onde se tem informações e exposições permanentes para que a sociedade paraense conheça mais sobre o segmento; Concurso de Redação da Mineração para despertar o interesse dos estudantes pela área mineral e incentivar a formação de futuros profissionais; Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo para reconhecer o trabalho da imprensa paraense, além de convênios de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado da indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).

“Trouxemos também para o estado um evento inédito, numa parceria do Simineral com a AngloGold, que foi a exposição itinerante Brasilidade, colocando o Pará na rota dos eventos nacionais e junto com a OAB/Pará criamos a Comissão de Direito Minerário. Nossos associados vem crescendo a cada ano. Já contamos com 15 empresas filiadas, oferecendo a seus colaboradores 25 convênios, que garantem benefícios em grupos educacionais, hotel, ótica, escola de idiomas, entre outros”, completa.

Reconhecimento

José Fernando Gomes Júnior declara que o prêmio Personalidade de Marketing da ADVB/Pará é um reconhecimento de um trabalho sério, dedicado e comprometido que vem sendo feito em prol do setor mineral e da sociedade paraense como um todo. “Esse prêmio nos deixou muito feliz e emocionado porque é um reconhecimento do trabalho que vem se consolidando, a cada ano. Ter o indicativo de uma entidade como a ADVB que nós estamos no caminho certo, para o Simineral é muito importante. Isso nos enche de orgulho, mas também de responsabilidade para que façamos um trabalho, cada vez mais, sério, integrado, levando a cultura mineral para toda a sociedade”, destaca.

A honraria vem se somar a outras duas premiações conferidas ao Simineral no ano passado pela ADVB/Pará, o Top de Marketing e Top Socioambiental pelos cases de sucesso do Anuário Mineral do Pará, Anuarinho e Concurso de Redação da Mineração.