O jovem Mateus de Oliveira Andrade, 19 anos, foi executado por voltas das 15h40 desta sexta-feira (9), em Parauapebas. Ele trabalhava em um lava a jato, na Rua Rui Barbosa, Bairro Vila Nova, e morreu próximo do local de trabalho. Os assassinos estavam em uma moto Honda Biz, vermelha, e dispararam três tiros de revólver contra o rapaz, que morreu instantaneamente.
Os dois desconhecidos chegaram ao estabelecimento e perguntaram a Mateus o preço da lavagem de uma motocicleta, o rapaz respondeu que custava R$ 10,00 e um dos homens tirou um revólver da cintura. Percebendo o perigo, o jovem correu, mas foi atingido com um tiro em uma das pernas e caiu. Com o rapaz já no chão, o atirador fez mais dois disparos, mas, dessa vez, contra a cabeça dele.
A Reportagem do Blog ouviu o pai de Mateus de Oliveira Andrade, que se identificou apenas como Júnior. Ele disse que o filho morava só, mas era uma excelente pessoa, com quem falava à noite ou nos fins de semana. Afirmou que o rapaz não era envolvido com drogas, nem com facções criminosas, não tinha inimigos declarados, não estava recebendo ameaças nem tinha passagem pela polícia.
Júnior afirma que é a primeira vez que ocorre um caso de assassinato na família dele, disse confiar no trabalho da Polícia Civil para chegar aos autores da execução e esclarecer sobre o que motivou o crime.
(Caetano Silva)