Iago Almeida dos Santos, 20 anos, morreu durante uma intervenção policial militar, por volta das 21 horas de ontem, quinta-feira (6). O incidente aconteceu na Rua 3, Bairro Primavera, em Parauapebas. Uma guarnição da Polícia Militar, em ronda pela via, avistou o rapaz e ordenou que ele parasse. Quando um dos militares se aproximou dele, o jovem tentou sacar uma arma. O PM imediatamente se atracou nele, a fim de impedir, mas, mesmo assim, Iago conseguiu empunhar a arma. Sem saída e diante do perigo de levar um tiro, o policial militar fez dois disparos contra o agressor. Tudo está registrado em Boletim Policial lavrado na 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil.
Além da arma, uma pistola de ar comprimido adaptada para projéteis calibre 22, e 1,5 grama de crack. No celular de Iago, que estava ligado no momento em que se deu a confusão, os policiais visualizaram trocas de mensagens revelando em que ele estava levando a droga para alguém em troca de uma arma. Porém, logo em seguida, o aparelho apagou com a bateria descarregada. Além disse está protegido por senha, o que impossibilitou de identificar e prender o interlocutor.
Um irmão de Iago dos Santos esteve no local, lamentou por ele ter tomado o caminho tortuoso do crime, e pelo sofrimento que aquela morte ia causar para a mãe deles, mas não se rebelou contra os policiais, admitindo que mais cedo ou mais tarde seria esse o fim de seu irmão.
(Caetano Silva)