Diogo Alexandre Santos Sousa, 23 anos, morreu na tarde de ontem (18), vítima de queimaduras de segundo e terceiro graus, em consequência de forte descarga elétrica. O acidente aconteceu na Vila Carimã, na região conhecida como Contestado, que fica no território de Marabá, mas bem próximo de Parauapebas.
A fatalidade ocorreu quando o rapaz tentava religar a energia elétrica na propriedade de um colono conhecido como “Senhorzinho”, no momento em que, ao tentar armar o fusível (vulgarmente chamado de canela) que conecta a rede ao transformador, Alexandre recebeu a descarga elétrica.
Socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal de Parauapebas, a 65 quilômetros de distância da vila, ele morreu antes de dar entrada na Emergência chegar à casa de saúde.
Em um áudio enviado a um grupo de WhatsApp, uma moradora da localidade e amiga da família, que não foi identificada, desabafou, afirmando que o problema de falta de energia na área vem ocorrendo a muito tempo. Ela também ressalta o descaso por parte da Equatorial Energia, afirmando que a empresa não atende os chamados dos consumidores.
Ainda segundo a mulher, na região não tem telefone fixo e todas as vezes que os colonos precisam realizar uma solicitação de reparos devido à falta de energia ou a algum problema na rede elétrica, precisam subir em morros para captar sinal de operadora de celular.
A consumidora afirma ainda que a concessionária está atrasada quanto à tecnologia, porque, segundo ela, já deveria ter disponibilizado ao consumidor atendimento via WhatsApp.
Ela diz, ainda, que dias antes procurou o escritório da Equatorial para tentar resolver um problema de falta de energia elétrica na área, mas este não foi resolvido, ocasião em que a mulher indagou “Será que é preciso morrer alguém para que o problema seja resolvido?”. a previsão se cumpriu e Alexandre Sousa deixa viúva e três filhos órfãos.
Equatorial lamenta a tragédia e explica demora no atendimento
Procurada por meio da Assessoria de Comunicação, a Equatorial Energia Pará enviou nota ao Blog do Zé Dudu na qual “lamenta profundamente o ocorrido e reforça que somente profissionais habilitados podem manusear a rede elétrica, para evitar acidentes, que podem ser fatais, como o que aconteceu em Vila Carimã”.
Sobre a falta de energia, a empresa esclarece “que as fortes chuvas que atingiam a região no dia 18 de fevereiro, fizeram com que o prazo para normalização do serviço na localidade fosse estendido. Assim que chegaram ao local, os técnicos da empresa não mediram esforços para restabelecer o fornecimento no menor tempo possível”.
A distribuidora ressalta ainda “os canais de atendimento onde podem ser registradas situações de falta de energia, os quais estão disponíveis 24h: por meio do 0800 091 01 96, pela assistente virtual Clara, via WhatsApp no número (91) 3217 8200, pelo site www.equatorialenergia.com.br e ainda pelo App Equatorial Energia, disponível para dispositivos Android e IOS”.
(Caetano Silva)