Jovens que almejam seguir carreira militar já podem realizar o alistamento em Parauapebas

Quem nasceu em 2005 já pode fazer o cadastro pela internet ou na Junta de Serviço Militar, em uma das unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

Continua depois da publicidade

Cada vez mais jovens têm interesse em ingressar nas Forças Armadas, seja pelo desejo de estabilidade ou por falta de oportunidade no mercado de trabalho, a carreira militar é sim um atrativo para muitas pessoas. Uma pesquisa inédita, a que a BBC News Brasil teve acesso, publicada em julho do ano passado, revela que 43,9% dos brasileiros entre 16 e 26 anos avaliam seguir uma carreira militar. As Forças Armadas são as que mais atraem interessados: 47,5%. Entre os homens, o percentual dos interessados em entrar para Marinha, Aeronáutica ou Exército chega a 50,5%.

Para os jovens de Parauapebas que almejam seguir carreira militar, nascidos em 2005, o processo de alistamento já está aberto. O cadastro pode ser feito via site https://alistamento.eb.mil.br ou no setor da Junta de Serviço Militar em uma das unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

No momento do cadastro, é importante que os jovens tenham em mãos um documento com foto (RG ou CNH), ou certidão de nascimento, ou casamento, e comprovante de endereço. Além disso, informar e-mail e telefone para contato.

Após o alistamento, será designada uma data para comparecimento e participação na cerimônia de Juramento à Bandeira, que ocorre regularmente em uma das unidades do SAC, para a obtenção do Certificado de Dispensa.

Com relação aos maiores de 18 anos ou que tenham nascido em anos anteriores a 2005 e que não tenham se alistado, é necessário procurar o serviço para regulamentar a situação e realizar o pagamento de multa por se alistar fora do prazo legal.

O alistamento militar é obrigatório e, para quem não realiza, pode gerar impedimentos para tirar documentação (como passaporte, título de eleitor), abrir conta em banco, ingressar no serviço público ou em instituição de ensino.

A Junta de Serviço Militar está à disposição também para orientação. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, nas duas unidades do SAC – na Feira do Produtor, na Rodovia Faruk Salmen; e na Praça do Cidadão, na Rua do Comércio, bairro Rio Verde.

Juramento à Bandeira será realizado o feriado

Cumprindo o calendário, a 113ª Junta do Serviço Militar, vinculada ao Serviço da Atendimento ao Cidadão (SAC), realiza este ano o Juramento à Bandeira no feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade, na sexta-feira, 20, às 8 horas.

A solenidade ocorre no auditório do SAC, localizado na Rua do Comércio, na Praça do Cidadão. Na unidade do Rio Verde, as cerimônias de juramento acontecem desde a primeira sexta-feira do ano. Já no SAC Feira do Produtor, a primeira solenidade acontecerá na quinta-feira, 19, as 8 horas da manhã.

É importante que os jovens compareçam pontualmente no horário anunciado. O juramento é uma solenidade prevista no artigo 217, do Regulamento da Lei do Serviço Militar, na qual o cidadão dispensado da prestação de serviço militar assume, frente à Bandeira Nacional.

(Da Redação com informações Ascom PMP)