Um termômetro da economia do Estado, pois geram renda e empregos formais e fortalecem o desenvolvimento como um todo,.o número de empresas constituídas na Junta Comercial do Estado do Pará totalizou 11.288, este ano. Cerca de 70% desse total são formalizados, atualmente, nas Unidades Desconcentradas da Junta, que atuam nos principais polos do interior. De janeiro a setembro de 2013 (nos três trimestres do exercício), 9.197 empresas foram registradas pela Jucepa, que recentemente completou 137 anos. As demais foram computadas nos meses de outubro e novembro.
Em relação aos Microempreendedores Individuais (MEI), registrados apenas via portal do empreendedor, no primeiro trimestre foram registrados 6.168, no segundo trimestre, 6.428, e no terceiro, 7.396, perfazendo um total de 19.992 constituições. Somando ainda os meses de outubro e novembro, o total alcança 24.192 novos microempreendedores. O cômputo total de MEI e de constituições feitas na Junta já somam mais de 35 mil novos negócios no Pará.
No mês de dezembro, a Jucepa promoveu o VI Encontro do Registro Mercantil com as Unidades Desconcentradas e Avaliação da Gestão, que contou com a presença da equipe do interior paraense, para atender os indicativos que mostram a expansão do desenvolvimento do Estado em direção aos municípios. As unidades que mais constituem empresas são, pela ordem, as de Marabá, Santarém, Castanhal, Parauapebas e Redenção.