Depois de participar da última fase de treinamento em São Paulo, a Seleção Brasileira de Judô Paraolímpico segue na terça-feira, 8, com destino à cidade de Guadalajara-México, onde disputará, de 12 a 20 de novembro, o Parapan 2011.
É a primeira vez que o Pará participa da competição, mais especificamente Parauapebas. Rayfran Mesquita Pontes será o representante da cidade neste grande evento esportivo. Rayfran é atleta de judô da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, ele é aluno do Projeto Judô Solidário que funciona das dependências do Ginásio Poliesportivo, no Bairro Beira Rio.
Rayfran treina com o professor e técnico Antônio Sérgio e é o primeiro atleta da Federação Paraense de Judô a disputar uma competição desse nível . Rayfran é completamente cego, passou por diversas seletivas e treinamentos com a seleção, até ser efetivado e conquistar a vaga para o Parapan de Guadalajara.
O Paraense lutará na categoria ligeiro até 60 kg e considera-se que ele tem grandes chances de trazer uma medalha para o País. A responsabilidade do atleta aumenta na competição por se tratar da última chance de classificação na sua categoria para as Olimpíadas de Londres em 2012.
Rayfran Mesquita embarcou na manhã desta segunda-feira, 6, para São Paulo, onde se juntará à Seleção Brasileira de Judô, com destino ao México. A primeira luta do judoca no Parapan será no dia 13 de novembro.
ASCOM PMP