Por Fábio Relvas
O parauapebense Thiego Marques, 18 anos, só vem se destacando no judô paralímpico. Thiego que estava treinando em São Paulo neste início de ano, acabou de ser convocado para a seleção brasileira e vai para a primeira competição fora do país em 2018. O atleta vai se juntar a mais seis brasileiros para a disputa do German Open, que será realizado de 7 a 13 de fevereiro, na cidade de Heidelberg, na Alemanha.
“Como todo atleta, eu penso em chegar ao lugar mais alto do pódio para trazer esse outo para Parauapebas. Eu estou representando não só a nossa cidade, como também o nosso estado e mais uma vez o nosso país. É uma grande responsabilidade para um jovem agora. No dia sete viajamos para São Paulo e nos reuniremos com a seleção brasileira de judô e de lá partiremos para a Alemanha, ficaremos lá até o dia 13”, afirmou Thiego Marques, judoca paralímpico.
O ano será de calendário cheio para Thiego, e o primeiro desafio é o da Alemanha. O atleta vai passar por uma maratona de competições importantes. Após o German Open, vem um desafio no Canadá e o tão aguardado Mundial em Portugal, no mês de novembro. Mas antes, Thiego vai até o Japão, no mês de julho, para uma fase de treinamento internacional. O atleta paralímpico está de olho em um bom resultado na Alemanha.
“Será um campeonato forte, um campeonato difícil com grandes atletas do mundo, e que vale ranking e pontuação para o Japão 2020. Estamos bastante motivados para a competição. A convocação era esperada por mim, mas com certeza conquistada com muito suor e estou com a melhor esperança possível para essas competições de 2018. A gente tem que mostrar muito esforço e dedicação para alcançar o objetivo”, disse Thiego.
A seleção brasileira vai forte para a Alemanha levando os quatro medalhistas dos Jogos Rio 2016, como: Antônio Tenório (CESEC-SP), Wilians Araújo (CEIBC-RJ), Alana Maldonado (AMEI-SP) e Lúcia Araújo (CESEC-SP). Além de Thiego Marques (AEPA-PA), outros dois jovens estão na seleção: Maria Nubea Lins (REAÇÃO-RJ) e Arthur Silva (ADEVIRN-RN). A delegação brasileira conta ainda com a presença dos técnicos Alexandre Garcia e Jaime Bragança.