O juiz de Direito da Primeira Vara Cível de Canaã dos Carajás, Danilo Alves Fernandes, que no mês de agosto também responde pela Vara Criminal, compartilhou um vídeo nas redes sociais para orientar as mulheres sobre a campanha “Sinal Vermelho contra Violência Doméstica” idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça, após aumento de casos de violência contra a mulher nesse período de pandemia.
“Uma vez submetida à violência doméstica e não tendo outros meios de noticiar esse fato às forças de segurança, você pode desenhar um “X” em suas mãos da cor vermelha, pode fazer inclusive com o batom, se dirigir a uma das farmácias desse município e lá chegando, mostrar a palma da mão a um atendente, o qual está devidamente preparado e orientado a chamar as forças policiais que irão até o local e lhe prestará todo atendimento necessário ao seu caso”, explicou o magistrado.
O juiz reforça em sua mensagem dirigida às mulheres, que elas “se sintam encorajadas” em denunciar a violência em que são submetidas. A ação conta com uma rede de apoio através da Segurança Pública, Assistência Social, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual e as Farmácias de Canaã, que aderiram à campanha.
Sinal Vermelho
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, desde o início da pandemia da Covid-19, os índices de feminicídio cresceram 22,2% em comparação com os meses de março e abril de 2019. O aumento da violência doméstica motivou o Conselho Nacional de Justiça, com apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) a lançar a Campanha “Sinal Vermelho”.
Mais de 10 mil farmácias de todo o país aderiram à campanha, treinando seus atendentes para acionar as autoridades policias ao verem o sinal de um “X” na palma da mão da mulher.