A Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA) realizou nesta sexta-feira (18) a eleição para a Diretoria Executiva, Assembleia Geral e Conselho Fiscal no triênio 2023-2025 da entidade. A eleição ocorreu por meio do sistema Votanet, que foi cedido pela Justiça Eleitoral.
Foi eleito presidente o juiz Libio Araújo Moura, que foi magistrado em Parauapebas durante longa data (seis anos) e goza de grande prestígio no município, tendo inclusive recebido o título de Cidadão Honorário pelos relevantes serviços prestados a Parauapebas. O título foi outorgado pela Câmara Municipal de Parauapebas.
Em janeiro deste ano, Libio Moura, formado em Direito pela Universidade da Amazônia, em 2001, foi promovido, por merecimento, a juiz de 3ª Entrância.
Depois de grande articulação, chegou-se ao registro de uma única chapa para o triênio 2023-2025 com a seguinte composição:
PRESIDENTE: Libio Araújo Moura
VICE-PRESIDENTE FINANCEIRO: Cristiano Magalhães Gomes
VICE-PRESIDENTE DE PRERROGATIVAS: Cláudio Hernandes Silva Lima
VICE-PRESIDENTE DE CULTURA E PUBLICAÇÕES: Carlos Márcio de Melo Queiroz
VICE-PRESIDENTE DE RELAÇÕES SOCIAIS: Viviane Monteiro Fernandes Augusto da Luz
VICE-PRESIDENTE DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS: Maria Laudelina da Rocha Barata Oliveira
SECRETÁRIO-GERAL: Max Ney do Rosário Cabral
Para a Assembleia Geral, os candidatos foram:
PRESIDENTE: Lauro Fontes Junior, que é juiz titular em Parauapebas
SECRETÁRIO: Leonardo Ribeiro da Silva
O Conselho Fiscal recebeu três candidaturas:
CONSELHEIRA: Betânia de Figueiredo Pessoa
CONSELHEIRO: Geraldo Neves Leite
CONSELHEIRO: Jackson José Sodré Ferraz
Quem é Libio Moura
Líbio Araujo Moura nasceu em 15 de junho de 1978, em Belém. Cursou Direito na Universidade da Amazônia, onde se formou em janeiro de 2001. Obteve aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará – em março de 2001.
Foi aprovado no concurso da magistratura estadual do Pará em agosto de 2002. Em abril de 2004, foi nomeado juiz de direito substituto, destacado para atuação na comarca de Marabá. Na atividade judicante, atuou também nas cidades de Jacundá, Itupiranga, São João do Araguaia, Santana do Araguaia e Redenção. Em 2010, assumiu a Vara Criminal de Parauapebas.
Em 2006, recebeu a Medalha Coronel Fontoura da Polícia Militar do Estado do Pará, maior honraria militar outorgada a um civil no estado. Em 2011, foi reconhecido como Cidadão de Marabá, comarca na qual trabalhou por mais de quatro anos, mesmo ano em que assumiu a vice-presidência de prerrogativas da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa) desde 2011, cargo que exerce até a presente data. Em 2015, recebeu o Título de Comendador, concedido pela presidência do egrégio Tribunal de Justiça do Pará. No mesmo ano, ganhou a medalha da Polícia Civil. Recebeu, por dois anos, o Mérito Lojista na cidade de Parauapebas.
Em sua atuação no município de Parauapebas, destacou-se pelo profundo envolvimento com as questões sociais do município. A desocupação da área do “Pé Inchado”, que permitiu o retorno da Praça dos Metais; a apreensão de dinheiro durante as eleições em 2012; a reativação do Conselho da Comunidade; a atuação como professor na Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); e a promoção de maior integração entre o Judiciário e as polícias são exemplos de ações que beneficiaram a comunidade e tiveram a participação fundamental do juiz Líbio Moura.
De Parauapebas, Libio Moura foi transferido para a Comarca de Castanhal, e atualmente é juiz auxiliar de 3ª Entrância na Comarca de Belém.