Atendendo denúncia do Ministério Público Estadual do Pará, em Ação Civil de Improbidade Administrativa de Dano ao Erário, Enriquecimento Ilícito e Violação aos Princípios Administrativos, a juizá de direito da cidade de Ourilândia do Norte, Drª Leonila Maria de Melo Medeiros, determinou nesta terça-feira (01/07/14), o afastamento cautelar de Maurílio Gomes da Cunha, conhecido popularmente por “Maguila”, do cargo de prefeito de Ourilândia do Norte pelo prazo de 90 dias, sem prejuízo de seus vencimentos. A juíza determinou ainda que a vice-prefeita do município, Ângela Liberato, assuma a chefia do executivo municipal no período que o titular estiver afastado do cargo.
Sem perda de tempo, a nova mandatária, através de decreto, exonerou de uma só vez 18 secretários do prefeito afastado e empossou outros em seus lugares, nomes de sua confiança. A reportagem deste site não conseguiu contato com o prefeito afastado, mas, por alto, ficou sabendo que ele vai recorrer da decisão que o afastou do cargo.
Entenda o caso
No dia 19 de maio deste ano, o MPE e Polícia Civil flagraram carretas–caçambas extraindo areia de forma irregular das margens do Rio Branco (área protegida). O material depois era colocado em um ‘Parque de Vaquejada’ de propriedade particular.
“Era utilizada uma retro escavadeira para a retirada do material e depositado em caminhões caçambas da Prefeitura de Ourilândia, sem nenhum tipo de licenciamento ambiental. Servidores públicos também foram encontrados trabalhando irregularmente na extração e no transporte do material, atividade completamente fora de suas funções”, explicou o promotor de justiça Ramon Furtado.
Entre os veículos utilizados, um era destinado para uso exclusivo nas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).