A Justiça Eleitoral, da 75º Zona Eleitoral, julgou procedente os pedidos das impugnações e indeferiu o registro de candidatura de Arildo da Escrimat, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) para disputar as eleições à Prefeitura de Canaã dos Carajás. A decisão foi tomada pelo juiz eleitoral, Lauro Fontes Junior, nesta segunda-feira (19).
De acordo com a decisão, a consulta aos sistemas internos da Justiça Eleitoral constatou que “os atos deliberativos adotados sob a presidência e coordenação de Wesley da Silva Primo, conquanto excluído do diretório municipal da agremiação, não poderiam ter gerados quaisquer dos efeitos jurídicos pretendidos, já que nulos”, destaca trecho da decisão.
O empresário Arildo Neres e o candidato a vice, Saulo dos Santos, entraram na Justiça para contestar a impugnação dos pedidos de candidaturas pelo Diretório Estadual. O próprio Ministério Público Eleitoral se manifestou pela improcedência da ação de impugnação, ressaltando que na lei “está assegurada a autonomia dos órgãos municipais para a escolha dos seus candidatos. Observa-se que os candidatos foram escolhidos em convenção, conforme a ata anexada aos autos”.
Entenda
No início do ano, o empresário Arildo Neres foi convidado pelo Presidente Nacional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Levis Fidélis, para ser o candidato a Prefeito de Canaã dos Carajás. Mesmo depois de ter iniciado sua pré-campanha, no mês de setembro, o candidato foi pego de surpresa com a decisão do PRTB Nacional de não ter representante na eleição majoritária no município.
O candidato chegou a usar as redes sociais para anunciar que estava fora das disputas eleitorais, mas conseguiu realizar a convenção municipal e registrar sua candidatura no último momento.
Arildo da Escrimat disse que aguarda um novo julgamento e que a situação atual deve ser revertida.
Outros candidatos
De acordo com o site de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral, os candidatos Alexsandro da Bonança do Partido Trabalhista Cristão e Junior Super Partido da Social Democracia Brasileira ainda aguardam o julgamento do registro de suas candidaturas. Josemira Gadelha (MDB) e Jean Carlos (Podemos) tiveram suas candidaturas deferidas.