O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) lança o Projeto Retoma Bio, que marca a volta da coleta biométrica no Estado. Esse serviço, ofertado pela Justiça Eleitoral, vai ocorrer de forma gradual, por meio de cinco etapas que vão abranger todos os municípios paraenses. Atualmente, o Pará possui 6.090.831 eleitores, desses, 726.742 estão sem biometria, o que representa 11,93% do total.
O cadastramento biométrico foi interrompido em 2020 por conta da pandemia do coronavírus. Essa paralisação foi uma das medidas sanitárias adotadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conter a disseminação da covid-19.
De acordo com dados do TRE, em 2019 o Pará havia concluído 100% da biometria dos eleitores em todos os municípios. Mas, por conta da interrupção desse serviço, que precisa ser contínuo devido à demanda de novos eleitores, acabou surgindo esse novo percentual de não biometrizados.
O Projeto Retoma Bio foi elaborado para ocorrer em cinco fases, contemplando todas as Zonas Eleitorais.
Os municípios contemplados com essa primeira fase são: Belém, incluindo Icoaraci e Mosqueiro, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Maria do Pará, São Domingos do Capim, Santa Izabel, Abaetetuba, Cametá, Marabá, Nova Ipixuna, Bom Jesus do Tocantins, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Santarém e Mojuí dos Campos.
As etapas seguintes foram divididas por mesorregiões e obedecerão ao seguinte calendário:
Fase 2 (nordeste paraense, de 18 de março a 28 de abril);
Fase 3 (sudeste paraense, de 01 de maio a 31 de maio);
Fase 4 (Marajó, de 01 de junho a 30 de junho) e
Fase 5 (Baixo Amazonas e sudoeste, de 01 de julho a 31 de julho).
O TRE-PA informa que o serviço ficará disponível para todos os eleitores aptos a votar, mas que ainda não estão biometrizados.