Brasília – Parauapebas sediará, na sexta-feira (14), o I Seminário Regional Sobre Moradia Popular, cujo tema é “Habitação Para Todos”, e reunirá na cidade além da cúpula do Ministério das Cidades e representantes do governo do Pará. O evento acontece no Ginásio Poliesportivo, a partir das 14h. Foram convidados prefeitos, vereadores e secretários dos 39 municípios da Região do Carajás e do Baixo Tocantins. A iniciativa foi proposta pelo deputado federal Keniston Braga (MDB-PA) e contou de imediato com o apoio do ministro das Cidades Jader Barbalho Filho que será um dos destaques.
“Todos nós, estaremos juntos em Parauapebas, reunidos para o maior evento sobre moradia popular do Pará”, comemorou o deputado. “A ideia é excelente e será ampliada para todas as regiões do estado”, confirmou o ministro Jader Filho.
“Abordaremos sobre habitação, mobilidade urbana, saneamento básico, iluminação e todo o desenvolvimento que inclui o lugar que habitamos. Será um encontro dos governos federal, estadual e municipal juntos, por você e pelas cidades”, explicou Braga.
Os participantes terão a oportunidade de assistir diretores do staff do ministério e o próprio ministro apresentando o novo Minha Casa Minha Vida e os outros Programas das Secretarias Nacionais do Ministério das Cidades. O governo do Pará apresentará detalhes do Programa Sua Casa, e o governo de Parauapebas, recepcionando esse grande evento, será o anfitrião do que parece ser o primeiro de muitos eventos da pasta no Pará.
“É o Pará avançando cada vez mais nas políticas públicas para o nosso povo”, disse Keniston Braga.
Reforma do programa Minha Casa, Minha Vida
Nesta quarta-feira (12), Jader Filho participou de solenidade em São Paulo, ao lado do prefeito Ricardo Nunes (MDB). No evento, promovido pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o ministro adiantou que o governo federal estuda mudanças no Minha Casa, Minha Vida para aumentar o número de pessoas que conseguem acesso ao programa.
O titular da pasta das Cidades, disse aos empresários que a ideia é subsidiar até 100% da entrada da compra de um imóvel e ampliar o número de parcelas do financiamento: “A maioria dessas pessoas não acessam os empreendimentos de vocês por FGTS porque elas não têm condições de dar a entrada. Porque hoje em dia a maioria delas paga aluguéis que são até mais caros do que as parcelas que vocês colocam no mercado. Então, elas têm condição de pagar a parcela de vocês. Se a gente estender o número de parcelas, com apoio das prefeituras e dos governos dos Estados, e a gente poder diminuir a taxa de juros aumentando um pouco o subsídio, com isso a gente consegue abrir para um maior número de pessoas”, disse.
Jader Filho também afirmou que a ordem dada pelo presidente Lula (PT) é manter diálogo com os governos municipais e estaduais: “O fundamental que nós discutimos hoje foram parcerias. Parceria com o setor privado, a partir da Abrainc, parcerias com o município de São Paulo, com o Estado de São Paulo e outros entes federados para que a gente possa levar o maior número de pessoas a ter a dignidade da casa própria. Essa foi a orientação do presidente Lula e isso que a gente vai fazer”.
O ministro das Cidades reiterou que o objetivo do Governo Federal é entregar 2 milhões de unidades do programa em quatro anos e informou que o governo deve publicar, nos próximos dias, as especificações para contratação de novas unidades habitacionais na faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, aquela destinada às famílias com renda de até R$ 2.640.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.
3 comentários em “Keniston propôs e Jader Filho apoiou, realização de seminário sobre habitação popular regional”
Pingback: Decisão favorável do STF, em julgamento sobre o FGTS, pode acabar com o Minha Casa Minha Vida - ZÉ DUDU
A intenção é boa,mais os ratos são muitos.
Pingback: LEGISLATIVO EM PAUTA: Saiba o que aconteceu na Câmara Municipal de Parauapebas nesta semana - ZÉ DUDU