Uma boa notícia para os donos de cães desprovidos de condições financeiras, mas que, devido ao alto índice de contaminação, precisam fazer o teste em seus animais domésticos: os kits de testes rápido para leishmaniose já chegaram a Canaã dos Carajás. Até a semana passada, o kit, que permite o diagnóstico rápido de leishmaniose, estava em falta no município. Com ele, o teste pode ser realizado em qualquer local, porém, mantendo a precisão do resultado.
Segundo a Secretaria de Saúde, nas moradias onde foram confirmados casos da doença, tanto em humanos quanto em cães, os profissionais da área estão aplicando a borrifação. Só este ano, mais de vinte pessoas foram diagnosticas com leishmaniose, em animais, esse número já ultrapassa os 400.
A outra boa noticia é que a Unidade de Vigilância em Zoonoses do município também já está disponível aos canaenses. Localizada na Rua Constância Lino, no Bairro Novo Horizonte 2, a unidade deve atender neste primeiro momento apenas cães e gatos.
No local, que irá funcionar de segunda a sexta-feira durante o horário de expediente, será possível a realização do teste rápido de leishmaniose além da eutanásia de cães infectados com a doença.
A unidade também dispõe de um veículo próprio, devidamente identificado, que permite o deslocamento de uma equipe para o resgate de animais. O local onde os animais ficarão alojados é devidamente protegido com telas e grades, evitando o contato direto com humanos, embora a leishmaniose não seja transmitida pelo contato entre animais e pessoas.
Para chamar os profissionais da Unidade de Zoonoses, basta ligar para o número (94) 99150-4953.