A Komatsu, fabricante de equipamentos para os segmentos de mineração, construção e florestal, inaugurou hoje uma nova unidade em Parauapebas, sudeste do Pará. Localizada no km 05 da Rodovia Faruk Salmen, o espaço será utilizado para o reparo e fabricação de implementos para equipamentos de mineração. “Estamos dando mais um passo para o nosso crescimento no Brasil, dobrando nossa capacidade atual, que permitirá atuar com 17 implementos de forma simultânea,” explica Ricardo Alexandre Vieira dos Santos, vice-presidente da Divisão de Equipamentos de Mineração da empresa.
A unidade traz tecnologia moderna, melhores padrões industriais e processos de saúde e segurança do trabalho. No local, foi construído um novo prédio administrativo, que conta com as melhores práticas da construção e espaços integrados e deve ser abastecido por energia solar no futuro. Portaria, vestiário, auditório, estacionamento de veículos leves, subestações elétricas, casa de bombas e torre de caixa d´água são outros diferenciais. A estrutura possui ainda uma estação de tratamento de água que será usada para irrigação e lavagem das áreas externas, luzes de led em troca das fluorescentes e uso de 100% de energia verde.
Além disso, na parte industrial, há um galpão principal pronto para realizar todos os serviços de reformas de básculas, caçambas e implementos para equipamentos fora de estrada, assim como a fabricação deles, atendendo aos melhores padrões globais da Komatsu. Também possui uma cabine de pintura exclusiva para dar acabamento em todos os produtos e um Safety Dojo, espaço que será usado para treinamentos de segurança e simulação para todas as atividades da produção. A unidade irá operar inicialmente em dois turnos, mas com expectativa de um terceiro.
Dojô: aprender fazendo
A nova unidade em Parauapebas nasce com um dojô de segurança. A palavra, em japonês, significa ‘ambiente de treinamento’, muito utilizado na cultura japonesa para treinar fundamentos de esportes na prática. “Isso significa que nossos colaboradores aprendem sobre segurança no dia a dia, praticando o que é correto,” explica o vice-presidente.
Atualmente, a área de Segurança da Komatsu é composta por 104 empregados em todo o Brasil. “Na nova unidade, teremos 10 pessoas dedicadas exclusivamente a atividades de segurança do trabalho, incluindo técnicos de segurança, líderes e supervisores, com atuação da área durante todos os turnos da operação”, ressalta Santos.
A nova unidade se soma a outras quatro da Divisão de Equipamentos de Mineração no município, e a outras três no país: Lagoa Santa – MG (centro de reparos, almoxarifado e escritório); Belo Horizonte – MG (centro de reparos, almoxarifado e escritório) e em Conselheiro Lafaiete – MG (centro de reparos / fábrica de mangueiras).
- Unidade 1: composta por filial, almoxarifado e centro de reparos;
- Unidade 2: Centro de Treinamento Komatsu;
- Unidade 3: Centro de Treinamento Komatsu Autônomos (CTKA); e
- Unidade 4: fábrica de mangueiras.


Desenvolvimento local
Um dos clientes da Komatsu presentes no evento de inauguração da unidade, o diretor global de Suprimentos da Vale, Marco Braga, declarou: “A implantação do centro da Komatsu em Parauapebas é uma demonstração do impulso que a cadeia de mineração proporciona onde está presente e do potencial dos nossos fornecedores para fomentar o desenvolvimento local”.
Outros investimentos no município
A Komatsu inaugurou, em julho de 2021, o projeto de expansão de seu Centro de Treinamento em Parauapebas. Com área de 800m², 60% maior que o anterior, o espaço tem capacidade para atender cerca de 90 pessoas. Além de laboratório, o local conta com salas muito bem equipadas, que podem ser utilizadas tanto para reuniões como para treinamentos práticos.
O Centro de Treinamento da cidade é um diferencial da companhia, que visa oferecer capacitação técnica para o desenvolvimento do time operacional, de manutenção e de elétrica, reforçando os cuidados de prevenção de acidentes, ação fundamental para a Komatsu. A empresa conta com outros dois centros semelhantes: um em Belo Horizonte (MG) e outro em Suzano (SP).
Como parte dos investimentos da empresa, a equipe de instrutores também dobrou de tamanho e hoje conta com mais de 20 profissionais. “Acreditamos que a capacitação de nossos colaboradores é fundamental para dar suporte ao crescimento da companhia e reforçar a oferta de serviços de alta qualidade aos nossos clientes. Além disso, os treinamentos nos dão oportunidade de destacar as diretrizes de segurança fundamentais durante as operações, preocupação primordial da Komatsu,” ressalta o vice-presidente.
No primeiro semestre deste ano, pelo menos 50 novos empregos serão criados na nova unidade Komatsu. Interessados podem enviar o currículo para recrutamento.brasil@mining.komatsu.