A Agência Pará anuncia que entra em vigor, na próxima segunda-feira (19), a portaria da Polícia Civil que determina a suspensão da emissão de licenças para festas com uso de aparelhagens sonoras de qualquer porte. A determinação é válida para os bairros de Canudos, Condor, Cremação, Guamá, Jurunas e Terra Firme, em Belém. A medida irá limitar o horário de funcionamento de bares até 22 horas. A portaria vale até o próximo dia 2 de fevereiro.
A determinação atende à necessidade de disciplinar, em caráter excepcional e transitório, as atividades de diversão pública naqueles bairros. O objetivo é prevenir ocorrências, como brigas, tumultos e poluição sonora, que possam gerar transtornos à ordem pública durante a realização do Fórum Social Mundial, que ocorre em Belém de 27 de janeiro a 1º de fevereiro.
As unidades policiais da área (polícias Civil e Militar) serão orientadas a realizar os procedimentos cabíveis contra donos de estabelecimentos comerciais que forem flagrados desobedecendo a portaria.
Em Parauapebas nenhum procedimento nesse sentido foi anunciado. Parece que as necessidades dos que frequentarão o FSM – Parauapebas são diferentes dos que na capital estarão.