Brasília – Com o desafio de dar continuidade à tramitação de 600 projetos de combate à pandemia que aguardam designação de relatores para prosseguir a tramitação, o Colégio de Líderes terá reunião de pauta nesta terça-feira (6), para definir quais serão votados.
A sessão do Plenário ocorrerá a partir das 15 horas e deve iniciar com a pauta definida. Entre os projetos que poderão ser pautados está o projeto de lei PL 1011/2020, que estabelece novos grupos prioritários no plano de vacinação contra a Covid-19. O texto-base do projeto foi aprovado na semana passada, e os deputados ainda vão votar os destaques que podem alterar pontos da proposta.
O texto original do projeto, de autoria do deputado Vicentinho Júnior (PL-TO) e outros, inclui nos grupos prioritários os caminhoneiros autônomos e profissionais do transporte de cargas e mercadorias. Já o texto-base da relatora, deputada Celina Leão (PP-DF), também prioriza as seguintes categorias:
trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e metroviário de passageiros;
pessoas com doenças crônicas e que tiveram embolia pulmonar;
agentes de segurança pública e privada, desde que estejam comprovadamente em atividade externa;
profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas), das entidades e organizações de assistência social, e os conselheiros tutelares que prestam atendimento ao público;
trabalhadores da educação do ensino básico em exercício nos ambientes escolares;
coveiros, atendentes e agentes funerários;
profissionais que trabalham em farmácias;
oficiais de Justiça;
taxistas e mototaxistas;
profissionais de limpeza pública.
Enquanto a pauta não é definida, prossegue ao longo do dias as audiências nas comissões permanentes que, de acordo com o Regimentos Interno da Casa, devem ser encerradas após o início da sessão delibetariva.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.