A obra será lançada em 2013 durante as comemorações do centenário da cidade
Contribuir com o resgate e a preservação da memória de Marabá através da publicação de um livro com a iconografia a partir da memória dos pioneiros, resgatada através de seus familiares e dos atuais personagens que fazem a história da cidade. Este é o objetivo do projeto “Marabá ontem e hoje”, que será apresentado nesta sexta-feira, (3/2), na Fundação Casa da Cultura de Marabá. O projeto, uma iniciativa da Vale, por meio do empreendimento Aços Laminados do Pará, terá duração de um ano, com previsão de lançamento da obra em abril de 2013, durante as festividades do aniversário do centenário de Marabá.
A obra pretende registrar a história do município, por meio do relato dos pioneiros da cidade. Participarão do projeto, as famílias desses desbravadores de Marabá, desde que tenham morado por mais de 20 anos, ininterruptamente, no município e que possuam registros fotografias da presença da família na cidade.
A pesquisa será realizada por dois bolsistas, que serão selecionados nas universidades públicas de Marabá, oriundos de cursos de graduação na área de Humanidades. Os dois estudantes receberão treinamento técnico para a coleta de dados e, receberão para isso, uma bolsa de estudos com duração de um ano. Serão seis meses de trabalho de campo e outros seis para a seleção do material pesquisado.
O projeto do livro foi apresentado ao Secretário de Cultura de Marabá e ao presidente da Fundação Casa da Cultura, instituição que, após a conclusão do projeto será beneficiada com a doação do acervo coletado. O trabalho será coordenado pela agência Temple Comunicação em parceria com a o Museu da Pessoa, organização social, com grande experiência na construção de projetos semelhantes em outras cidades brasileiras.
Fonte: Assessoria de Imprensa Vale