Um levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, apontou que nas 15 cidades onde ocorre o lockdown, o índice de isolamento social ficou entre 42% e 50%, nesta quarta-feira (20). A taxa de 70% é a recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para que possa diminuir o número de infectados pelo novo coronavírus (covid-19). Canaã dos Carajás registrou 46,1%, um índice menor do que foi verificado no primeiro dia, onde o município alcançou 49,3%. Belém teve o melhor índice com 50%.
A Polícia Militar informou que até às 20h, desta quarta-feira (20), 34 pessoas foram multadas por desobediência ao decreto estadual. A principal delas foi a falta do uso de máscara ao sair de casa. De acordo com a PM, motociclistas e motoristas tentaram justificar dizendo que por estarem em veículos, achavam que não haveria obrigatoriedade da proteção. Além do decreto municipal, que determinou a obrigatoriedade do uso de máscara para quem for sair de casa, o lockdown também exige o uso desse item.
Sobre as justificativas dada aos órgãos de fiscalização para sair de casa, duas se sobressaíram: trabalho em serviços essenciais e compra de alimentos. Para o comandante da PM, Rafael Guimarães, a população de Canaã, especialmente os comerciantes, têm colaborado com pouca movimentação nas ruas, ficando em casa e evitando o risco do contágio da doença.