Neste sábado, 09, véspera do Dia das Mães, o centro comercial de Canaã dos Carajás amanheceu quase vazio. Por causa do decreto municipal, os serviços não essenciais devem permanecer fechados, nos fins de semana.
A medida tomada pela prefeitura para evitar aglomerações e reduzir o risco de contágio do novo coronavírus (covid-19), pegou muitos comerciantes de surpresa, que tinham preparado promoções, com objetivo de aquecer as vendas. Empresários de Canaã tem registrado queda no faturamento, diante da crise provocada pela pandemia. O dia das mães é uma das datas mais importantes para o comércio, junto com o dia das crianças e o natal.
O movimento de pessoas se concentrou nos supermercados, panificadoras e feiras, que são considerados serviços essenciais. Quem foi às ruas, se protegeu usando máscaras. Item que passou a ser obrigatório no município. Mas em locais longe do centro, ainda é possível flagrar muitas pessoas circulando sem máscara.
A Associação Comercial, Agropastoril e Industrial de Canaã dos Carajás (ACIACCA) tem orientados seus associados para seguir as determinações exigidas nos decretos municipal e estadual. A ACIACCA também está trabalhando em projetos para serem realizados pós-pandemia, com objetivo de voltar a aquecer o comércio.