Uma cerimônia pública seguida de um coquetel com convidados. Assim foi a instalação de oficiais do Capítulo Pedro Marinho de Oliveira nº 220, que representa a Ordem DeMolay em Marabá. Na ocasião, o jovem comunicador Vinícius Soares foi empossado como mestre conselheiro (presidente) da instituição. Além dele, o advogado Ulisses Silva também assumiu como novo presidente do Conselho Consultivo, em substituição ao empresário Edno Santiago. Já a mãe Jane de Melo assumiu como presidente do Clube de Mães e Amigos, no lugar da advogada Marli Fronchetti. A solenidade também contou com um momento de homenagens para os membros que completaram 21 anos.
O evento teve espaço no templo da Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Marabaense nº 6, que patrocina o Capítulo DeMolay há 28 anos. O corpo maçônico marcou presença na cerimônia e foi representado pelo maçom Patrick Roberto Carvalho, que é 1º vigilante (vice-presidente) da tradicional loja de 94 anos.
No Capítulo DeMolay, também foram instalados os irmãos Victor Haor Campelo Dias (1º conselheiro) e Gabriel Diógenes de Araújo Barros (2º conselheiro), que, junto com o mestre conselheiro foram eleitos pela maioria dos membros no último processo. Vinícius recebeu o cargo de Luan Silvestre Constantino, elogiado na cerimônia pelos demais integrantes, pelo comprometimento e desenvolvimento pessoal durante o período de seis meses em que coordenou os trabalhos.
O Mestre Conselheiro Vinícius Soares fez seu juramento no altar, onde se encontram a Bíblia Sagrada, os Livros Escolares e as sete velas, que representam as Sete Virtudes Cardeais do crescimento dos jovens DeMolays. Logo após, os ex-presidentes, familiares, tios e irmãos colocaram sobre os ombros do escolhido o pesado Colar de Jacques DeMolay para comandar o Capítulo, cumprindo as 7 Virtudes.
Em seu discurso, Vinícius sustentou que a ocasião era especial por três razões: a instalação de todos os oficiais, a presença dos incentivadores da Ordem DeMolay e o aniversário da tia Jane de Melo, escolhida por ele para ser presidente do Clube de Mães e Amigos em sua gestão. O mestre conselheiro esclareceu que a cerimônia era uma formalidade, visto que ele e a sua diretoria já haviam sido instalados oficialmente em janeiro, por decreto. “Estamos aqui apenas tornando público e deixando claro que fomos eleitos e empossados em nossas funções no capítulo. Esta cerimônia é prova irrefutável da nossa força enquanto instituição que preza pela alternância de poder, por meio de processos democráticos. E já estamos trabalhando desde o dia de nossa eleição junto aos nossos dedicados membros. Nós somos a juventude e o futuro em Marabá”, destacou Vinícius Soares.
O novo presidente do Conselho Consultivo, Ulisses Silva, também discursou e se colocou à disposição da nova diretoria capitular. O advogado e maçom já havia ocupado esse cargo em momento anterior, mas renunciou no início de 2020, sendo substituído pelo também maçom Santiago Winner.
A solenidade também se estendeu para a realização da Cerimônia da Maioridade, dedicada aos membros que atingiram a idade de 21 anos e deixaram a juventude e as fileiras da Ordem DeMolay. Participaram desta cerimônia os irmãos Alexandre José Fronchetti Amaral, Guilherme da Silva Nunes, Jerffson Lemos Tortola, Pedro Henrique Bezerra Oliveira, Pedro Paulo Melo dos Santos e Plínio Bastos Alves.
“O mundo antigo não continha uma honra cívica mais elevada do que a cidadania romana. Quando o jovem romano atingia sua maioridade, deixava de lado a túnica pela toga de homem, o emblema de uma nova vida de dignidades, deveres e responsabilidades. Para vocês, é chegada a honra mais nobre de nosso país, a de ser um cidadão. Vocês estão, simbolicamente, deixando de lado o traje da juventude pela túnica da cidadania. Passaram pelo limiar da maioridade como num breve, porém formidável momento”, externou Vinícius aos irmãos que alcançaram 21 anos.
Participam da Ordem DeMolay, entidade mantida e patrocinada pela Maçonaria, jovens de 12 a 21 anos incompletos. O grupo completou 28 anos de formação em Marabá (desde 1994) e se reúne uma vez por semana. No Pará, são 26 Capítulos, que trabalham valores e o desenvolvimento pessoal dos jovens.