Passados quase 60 dias do governo Aurélio Goiano em Parauapebas, a população começa a demonstrar impaciência com a Operação Buraco Zero, anunciada pela prefeitura em 2 de janeiro deste ano, em cerimônia na Secretaria Municipal de Obras (Semob). A recuperação de vias, conforme informado no evento, começaria pelos bairros Cidade Jardim – batizado pelos moradores de “Buraco Jardim” –, Complexo VS-10, Nova Vida e Parque das Nações.
Apesar disso, foram intensificadas as cobranças sobre os vereadores, que na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) desta terça-feira (25) aprovaram cinco projetos de indicação e três requerimentos à prefeitura para o asfaltamento de ruas pelos quatro cantos da cidade e na zona rural. “Parauapebas está tomada por buracos. Estou envergonhado pelo que estou vendo,” admitiu o vereador Fred Sanção (PL).

Os parlamentares reconhecem que as chuvas atrasam os serviços, mas há suspeitas de que a prefeitura estaria “privilegiando” algumas áreas. Na sessão plenária da semana passada, a falta de transparência da Semob foi criticada pela vereadora Maquivalda Barros (PDT) dada a forma “desordenada” com que a Operação Buraco Zero vem sendo executada.
A pedetista, que agora é líder da oposição na CMP, afirmou ter ouvido do próprio secretário de Obras, Roginaldo Rocha, sobre a inexistência de um planejamento para a operação. “O nobre secretário Roginaldo me respondeu claramente que não existia um planejamento, que ele estava atendendo conforme solicitação da população e dos nobres vereadores,” disse ela, que encaminhou ofício à pasta pedindo explicações.

Na sessão de hoje, foi a vez de Fred Sanção, em requerimento aprovado pela Casa, solicitar à prefeitura cronograma detalhado da Operação Buraco Zero e os critérios utilizados para a definição das áreas prioritárias.
“A solicitação do cronograma possibilita que os cidadãos tenham conhecimento prévio das localidades que serão beneficiadas, evitando dúvidas e promovendo previsibilidade na execução dos serviços. Além disso, a informação sobre os critérios de prioridade adotados pelo Executivo permitirá avaliar se a escolha dos locais contemplados atende de maneira equitativa e técnica às reais necessidades do município,” justifica Sanção no documento.
O vereador Zé do Bode (União) foi ainda mais longe: solicitou relatório do cronograma das ações de manutenção e pavimentação asfáltica da Semob de todo o primeiro semestre deste ano. Nele, deve constar o detalhamento das datas previstas para o início e conclusão das obras de recapeamento asfáltico em cada bairro de Parauapebas, a localização das intervenções, descrição técnica, canais de comunicação, entre outras informações complementares.
Haja pedidos
Apesar dos bairros VS-10, Parque das Nações e Nova Vida terem sido indicados pela prefeitura para a lista dos primeiros a serem contemplados pela Buraco Zero, a operação ainda não teria chegado por lá. Em projeto de indicação, a vereadora Érica Ribeiro (PDB) sugere a intensificação do serviço, com aumento do número de equipes nas ruas e foco nos bairros VS-10, Nova Vida, Cidade Jardim, Nova Carajás, Guanabara, da Paz, Rio Verde, Complexo Altamira, Amazônia, Parque dos Carajás I e II, Liberdade e Paraíso.
No Nova Carajás, por exemplo, o desafio diário dos motoristas é desviar dos buracos, entrando na contramão das vias para se livrar deles. O acesso dos moradores à quarta etapa do bairro está cada vez mais difícil com o alargamento das crateras provocado pelas chuvas, enquanto o asfalto da Avenida Nova Carajás vem desaparecendo e se transformando em lama.
Em outro projeto de indicação, Ribeiro solicita a recuperação asfáltica e sinalização da PA-60, na extensão da rodovia na área urbana. O vereador Leandro do Chiquito (SD) endossou o pedido de asfaltamento para o bairro Liberdade; o vereador Michel Carteiro (PV), para o bairro Bom Jesus II; enquanto o vereador Sadisvan (PRD) apelou pelos moradores do Parque das Nações II e Montes Claros, que também cobram rede de esgoto para aquelas comunidades.
O vereador Tito do MST (PT) indicou à prefeitura a reabertura de ruas, pavimentação asfáltica das vias ainda não pavimentadas e operação “tapa buraco” na Vila Palmares II e outras comunidades às proximidades.
Alta produtividade
A exemplo da primeira sessão ordinária deste ano, os vereadores voltaram a apresentar alta produtividade legislativa na sessão desta terça, com um total de 29 proposições na pauta de discussão e votação, entre projetos de indicação e requerimentos.
Texto e fotos: Hanny Amoras (Jornalista – MTb/PA 1.294)
2 comentários em “Vereadores pedem asfaltamento de vias em Parauapebas”
Tampa os buraco do residencial Amazonas pelo amor de Deus! Tem lugar aqui que cabelo um ônibus nas valetas e crateras que abriram! Já não basta o esgoto correndo por aí, agora tem buraco cheio de esgoto!
Cidade tava pra afundar no buraco. Zé do bode nunca pediu esclarecimentos.
Agora que até horário que cara param para almoçar kkk.
Muita hipocrisia. Mas povo tem o que merece. Na outra eleição vamos trazer o Darci de volta.