O aumento acelerado do nível do Rio Tocantins já causou a remoção de dezenas de famílias de bairros ribeirinhos da cidade de Tucuruí, na região sudeste do Pará. A prefeitura local adaptou três abrigos temporários e está fornecendo serviços de assistência social e saúde.
Paulo Bonieck Souza dos Santos, secretário Municipal de Apoio à Segurança Pública, explica que diversos órgãos estão envolvidos na assistência às famílias atingidas. “Nós estamos vigilantes a essa subida da água. A nossa equipe de Defesa Civil, junto com as outras secretarias e órgão estaduais e federais, está em campo fazendo o remanejamento. Por outro lado, a Secretaria de Assistência Social está assistindo essas famílias dentro dos abrigos. Também a Secretaria de Segurança, além da Defesa Civil, também prestando a segurança dos abrigos.”
Nessa terça-feira (18) eram mais de 150 famílias desabrigadas pela cheia do Rio Tocantins em Tucuruí, que foram remanejadas para os abrigos. E um quarto local de acolhimento está nos planos da prefeitura.
“Pelo volume de pessoas que estão sendo realocadas provavelmente o Plácido de Castro lote ainda nessa terça-feira (18), e já tem uma equipe estudando um quarto local que pode ser usado como abrigo. Assim que a gente confirmar, faremos a divulgação”, relatou o secretário de Apoio à Segurança Pública.
(Antonio Barroso/ Fotos: Portal Cidade Tucuruí e Portal HS)