A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou na tarde desta última quinta-feira (30), no auditório do Centro Universitário (Ceup), o 1° Fórum da Pessoa Idosa de Parauapebas.
O evento contou com mais de 300 idosos participantes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), igrejas, associações e Ongs e teve como tema: “Sou cidadão, não aceito preconceito”.
Os organizadores do fórum trouxeram a professora Maria de Nazaré dos Santos Machado, mestre de Serviço Social e membro do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, que palestrou sobre o direito da pessoa idosa. “As pessoas com mais de 60 anos são hoje 12,6% da população ou 24,85 milhões de indivíduos – em 2011, tratava-se de uma fatia de 12,1% e, em 2002, 9,3%. A maior parte deles é mulher (13,84 milhões) e vive em áreas urbanas (20,94 milhões)”, esclarece.
De acordo com a professora, o aumento no número de idosos é uma tendência que já se observa há bastante tempo. Ocorre devido aos avanços de qualidade de vida, tratamentos médicos e estamos aqui hoje para falarmos um pouco mais abertamente sobre esse crescimento e seus avanços.
Maria Alice, de 68 anos, usuária do Cras Rio Verde não escondia a alegria de participar do fórum. “Eu realmente estou contente, pois muitas dúvidas minhas e dos meus colegas foram esclarecidas hoje e já não vejo a hora do próximo encontro”, relatou.
A secretária de Assistência Social, Leudicy Leão, falou o quanto se sentia feliz com o evento. “Hoje não só plantamos uma semente, mas também estamos adicionando adubo”, relatando sobre a importância do evento que teve o objetivo instrumentalizar Parauapebas em seu processo organizativo para uma efetiva participação social e política.
Texto e fotos: Luciana Queiroz Fonte : Ascom