Começou nesta segunda-feira (9) e segue até esta sexta-feira (13) a aplicação da Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil. Alunos do 5º e 9º anos realizam a avaliação, que acontecerá em todas as escolas municipais em dias distintos.
A média de desempenho e a taxa de rendimento de aprovação do aluno são usadas para chegar ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2014, com o resultado referente ao ano anterior, Parauapebas atingiu a meta e conquistou o segundo maior Ideb do estado (4,2) e ficou atrás somente de Ulianópolis (5,5). Os estudantes serão avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além do Questionário do Aluno
Artur Gabriel, aluno do 9º ano da Escola Eduardo Angelim costuma tirar boas notas na escola, mas diz estar apreensivo com a prova. “Estou um pouco nervoso porque essa é a minha primeira avaliação do tipo, mas estou curioso pra ver o conteúdo”, afirma.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o total de alunos de matriculados na rede de 5º ao 9º ano é 8.179 (4.429 no 5º ano e 3.750 no 9º ano), distribuídos nas escolas da zona urbana e rural.