Mais de 20 mil contribuintes no Pará tiveram suas declarações de Imposto de Renda retidas em malha fina este ano. O montante apurado pela Receita Federal não foi divulgado, porém, este total representa quase 3% do volume de declarações retidas em todo o País.
A omissão de rendimentos é o principal motivo de incidência na malha. Somente em Belém, 13.804 contribuintes terão de se explicar junto à RFB quanto às inconsistências detectadas na declaração do IR. Já em Marabá, no sudeste do Estado, este número é de 4.267 contribuintes. No caso da Delegacia Regional de Santarém (DRS), na região do Tapajós, 2.300 declarações foram retidas em malha fina.
Com o término do processamento das declarações do IRPF 2013, a Receita Federal identificou inconsistências em 711.309 mil declarações em todo o Brasil. Deste volume, 20.371 contribuintes são do Pará.
A quantidade de declarações retidas em malha fiscal corresponde a 3,2% do total de 27.753.332 declarações do exercício apresentadas até ontem, informou Max Wells de Carvalho Ramos, delegado da Receita Federal em Marabá.