Durante toda a manhã desta quinta-feira (30), moradores do Residencial Sol Nascente, na cidade de Novo Repartimento, bloquearam a Rodovia BR-422. A principal causa do protesto é a intensa poeira levantada pela movimentação de veículos. A pista foi liberada no início da tarde.
Os manifestantes colocaram pneus e pedaços de madeira na entrada da cidade, no trecho conhecido como Capadócia, no sentido de Tucuruí. O morador Francisco Pereira da Silva, ouvido por telefone pela Reportagem, contou que a população local é muito afetada pela poeira.
“Não tem hora; é dia e noite essa poeira que sobe a cada carro que passa aqui. E quem mais sofre são as crianças e os idosos. Eles apresentam problemas constantes de respiração e gripe,” denuncia o morador do Residencial Sol Nascente.
Uma comissão de manifestantes foi recebida por representantes da Câmara Municipal, Polícia Militar e governo municipal. A gestão pública prometeu disponibilizar um caminhão pipa para irrigar o trecho que compreende o residencial. Ao final da reunião, o acordo foi selado e a pista liberada.
Ciente do problema, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) respondeu que enviará um representante nesta sexta-feira para a cidade, a fim de discutir as medidas a serem tomadas para atenuar o problema da população.
A Rodovia BR-422 liga as cidades de Tucuruí e Novo Repartimento. Os moradores ao longo da estrada convivem com dois problemas cruciais: a poeira durante o verão e a lama no inverno. Na semana passada, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, garantiu a pavimentação da pista de pouco mais de 70 km. (Antonio Barroso)