Marabá e Bom Jesus do Tocantins recebem Caravana do Esporte

Continua depois da publicidade

Projeto social, patrocinado pela Vale,  promove atividades esportivas  e  culturais  para 3 mil alunos e capacitação para  250 professores de Marabá e Bom Jesus do Tocantins.

Na próxima segunda-feira (30 /9), acontece a abertura do projeto Caravana do Esporte em Marabá. O evento será realizado na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, às 18 horas. Na abertura haverá shows e apresentações culturais de grupos e artistas locais.

A Caravana do Esporte é uma iniciativa do Instituto Esporte e Educação, da ex-atleta de vôlei, Ana Moser, em parceria com o canal esportivo ESPN Brasil e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A ação é um dos principais projetos itinerantes de esporte educacional do País. Em Marabá, além do patrocínio da Vale, o projeto conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Marabá, por meio das Secretarias de Cultura, Educação e Esporte.

Entre os dias 1º e 3 de outubro, serão atendidas gratuitamente 3 mil estudantes de 7 a 14 anos,  da rede pública de ensino de Marabá e Bom Jesus do Tocantins. Eles participarão de atividades esportivas e culturais.

Para os professores desses dois municípios, serão oferecidas 250 vagas para a formação em educação artística e esportiva.  As inscrições, todas gratuitas, estão sendo feitas pela Secretaria Municipal de Educação de Marabá e serão realizadas no Ginásio Olímpico Renato Veloso (Folha 16), nos horários de 8h às 17h.

Acompanham a Caravana do Esporte atletas e medalhistas olímpicos, que mostrarão a importância do esporte para a formação dos estudantes.  Participam da edição de Marabá a  pugilista Adriana Araújo, medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres em 2012 e o jogador de handball, Bruno Souza,  eleito o 3º melhor jogador do mundo na modalidade e ex-integrante da Seleção Brasileira de Handebol nos Jogos Olímpicos de 2004 e Pequim 2008.

Os atletas e artistas participam voluntariamente do projeto como incentivo à prática do esporte e da cultura nas escolas.

Todo o material esportivo usado nos três dias de atividades será doado para Marabá, cidade que sedia a Caravana.

O gerente de Relacionamentos da Vale,  Paulo Ivan de Farias Campos, destaca que “a Caravana é um grande projeto de celebração ao esporte, estimulando professores da rede pública a usarem o esporte como ferramenta alternativa e ressaltando a contribuição dessa prática na formação integral de crianças e adolescentes”.

A Caravana do Esporte vem acompanhada da Caravana da Música, realizada pelo Instituto Sol da Liberdade da cantora Daniela Mercury. O projeto promoverá atividades de música, dança e circo para os estudantes e a formação em Arte-Educação para professores. 

Resultados

Desde o seu inicio, em 2005,  a Caravana do Esporte já atendeu diretamente mais de 208 mil crianças e adolescentes e mais de 19 mil professores da rede pública de ensino de 81 municípios de 17 estados brasileiros. As atividades realizadas seguem os princípios, entre outros da educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade e valorização da cultura local.

A Caravana está inscrita na Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte, que permite às empresas investirem parte do imposto de renda em projetos esportivos. Neste ano, o projeto conta com o apoio de importantes patrocinadores como Vale, Itaú e Vivo.

  • Programação
    30/9 – Abertura da  Caravana do Esporte, às 18h, na Praça São Felix de Valois (entrada gratuita.
  • 1º a 3 / 10 – Atividades esportivas para estudantes e capacitação de professore, de 8h às 17h, no Ginásio Renato Veloso (Folha 16).
  • 3/10 – Encerramento da Caravana do Esporte, às  19h, no Ginásio Renato Veloso (Folha 16).