Nesta terça-feira, 24, a Defesa Civil do Estado inicia, em Marabá, o treinamento que está preparando municípios paraenses para o enfrentamento de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas e inundações. O curso faz parte do Plano de Contingência para Desastres Hidrológicos e começou a ser realizado este mês na região sudeste. Tucuruí foi o primeiro município a receber o curso, que começa nesta terça, 24, no polo Marabá.
O treinamento tem carga de 24 horas, divididas em três dias, e é ministrado por quatro técnicos da Defesa Civil. Os participantes têm acesso a conhecimentos sobre a Política Nacional de Defesa Civil, elaboração de plano de contingência, utilização do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, solicitação de reconhecimento federal e solicitação de recursos.
De acordo com a Defesa Civil, cerca 90 municípios assinaram acordos de criação de uma coordenação do órgão, sendo que menos da metade estão em atividade. O próximo polo a receber o treinamento é Bragança, onde o curso será realizado nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril.