Há muito anos virou rotina: quando chega o período chuvoso em Marabá, centenas de pessoas que moram em áreas próximas ao Rio Tocantins, como os bairros Santa Rosa e Santa Rita; parte dos bairros Liberdade e Independência, na Cidade Nova; e Grota Criminosa e Folha 33 na Nova Marabá sofrem com inundações.
Na última semana, o nível do Rio Tocantins subiu 8,75 metros acima do normal, o que deixou a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) em alerta, mas voltou a baixar e hoje oscila entre 6,60 e 6,70 metros, considerado ainda longe do nível de alerta pelas autoridades, que é de 10 metros acima do nível normal.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Marabá, desde o final de novembro de 2015, ocorre a preparação para o período das chuvas, com a Operação Inverno, que consiste na limpeza de canais e bueiros feitas por equipes distribuídas em todos os bairros da cidade.
A gestão assegura que com as obras de drenagem que vêm sendo feitas, boa parte dos pontos de alagamento na cidade já foram eliminados, como, por exemplo, no Bairro Laranjeiras, no entorno da Feira Coberta, na Folha 29 e no Bairro da Paz, entre outros.
A Prefeitura informou que nenhuma família foi desabrigada até o momento, mas 50 abrigos já estão sendo construídos na área ao lado do Ginásio Poliesportivo da Folha 16, na Nova Marabá, e há preparação para construção de mais 30 na entrada da Velha Marabá.
Também dentro da Operação Inverno, ao governo municipal disponibilizou para a população o número 99208-7292, que deve ser acionado ao menor sinal de alagamento e funciona 24 horas todos os dias da semana.