No sentido de aprimorar o combate ao tabagismo em Marabá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará levantamento dos fumantes por intermédio do serviço de campo realizado pelos agentes de endemias, que agora terão de perguntar em suas visitas domiciliares sobre a existência de fumantes em cada família. Por sua vez, a própria SMS fará trabalho semelhante para obter a quantidade de servidores da saúde que fumam.
O resultado desse quantitativo servirá de base para a implantação de ciclos de palestras nas unidades básicas e na SMS, no período de março a novembro/2014, inclusive em datas alusivas ao tabaco ou suas consequências como 30 de maio – Dia Mundial sem Tabaco; 29 de agosto, Dia Mundial de Combate ao Fumo; 27 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer.
De acordo com Erenildes Barroso, coordenadora do Programa Antitabagismo na SMS, uma vasta temática está em desenvolvimento para essas palestras, envolvendo a saúde do homem e o tabagismo, doenças renais, câncer, hipertensão e diabetes, nutrição, odontologia, dentre outros.