Por Paulo Costa – de Marabá
A onda de protestos que se espalha pelo País desde a última semana terá uma versão também em Marabá, já com data marcada. Estudantes universitários agendaram para o dia 28 deste mês, a partir de 16 horas, uma manifestação em frente à Prefeitura Municipal. Para isso, eles preparam uma pauta local para se juntar à nacional, focada na melhoria do sistema de transporte e no basta à corrupção.
A estudante Raquel Lima Adelaide, 23, explica que a manifestação em Marabá será pacífica, mas abordará os temas mais angustiantes dos jovens e de toda a comunidade. Para isso, uma mobilização está acontecendo através das redes sociais na Internet. Eles agendaram uma reunião para amanhã, quarta-feira (19), às 18 horas, no Campus I da UFPA.
O assunto está sendo discutido na sessão desta manhã na Câmara Municipal, com os vereadores preocupados com o que possa acontecer com o patrimônio público e com as sequelas dos protestos.
9 comentários em “Marabá também marca dia de protesto com pauta local e nacional”
protesta mesmo pois se marabá continuar assim pode destruir a cidade e protesta sobre o povo que eles estao devendo pq se nao ngm irá fazer mais nada por essa cidade
A manifestação foi antecipada pra amanha a partr das 16h, saindo do ginasio da folha 16 até a prefeitura parando em frente `TV LIBERAL
Queremos transporte publico !
Não microônibus !
PARAUAPEBAS!!! ATENÇÃO!!!
SENHOR PREFEITO, CUIDADO COM O POVO!!!! É melhor o senhor colocar uma frota de ônibus coletivo na cidade porque as coisas vão ficar muito dificeis, já era tempo de ter resolvido esse problema aqui em Parauapebas, voces não tem a minima idéia do que vai acontecer logo, logo… ACORDA BRASIL!!!!
Todos estão dizendo que as manifestações estão com foco difuso. Discordo.
O foco é obrigar o governo governar.
Aí está o resultado de uma somatização. O Brasil encontrou o rumo com o Real e a criação dos programas bolsas. Estava numa escalada rumo a ser uma grande nação.
Aí veio o populismo. A propaganda enganosa.
Bem comentado o MP aí acima. Ao invés de oferecer melhor educação pública, o populista abre vagas nas universidades eliminando a boa concorrência. Gasta milhões em propaganda para o povo engolir como grande feito.
Abriu financiamento para compra de jatinhos a juros de 3% ao ano e prazo de 10 anos para pagar.
Ao mesmo tempo abriu o programa “minha casa melhor” com juros de 5% ao ano e prazo de apenas 4 anos para pagar na compra de eletrodomésticos.
AGORA ME DIGAM! é um GOVERNO DOS POBRES?
O motivo dos protestos está na somatização de 12 anos de blablablá.
Vou fazer 70 mais estarei lá..
O governo está tentando, desesperadamente, através da mídia financiada por eles, vender a idéia de que milhares de cidadãos, o povo, está protestando nas ruas apenas ou principalmente por causa do aumento das passagens de ônibus.
Pode até ter começado por este motivo, mas tomou maiores proporções porque o povo está cansado de ser explorado e não receber nada em troca. Descobriram que pagam 40% de imposto naquela compra de supermercado. Descobriram que pagam altos impostos e não tem nenhum serviço público com qualidade.
Perceberam que não é só aí que o povo é explorado. O governo “licita” o transporte público, ganham dinheiro às custas do povo, mas não oferecem serviço de qualidade. O povo deixa seus filhos, trabalha o dia todo e quando estão bem cansados, enfrentam aquele ônibus que demora e chega lotado de mais povo.
Por falar em filhos, o povo está tendo cada vez menos. Não querem vê-los reféns das escolas públicas de péssima qualidade e as particulares estão cada vez mais caras. Parece até proposital – quanto piores as escolas públicas, mais caras as particulares. O governo assinou, recentemente, seu atestado de incompetência, reservou 50% das vagas das universidades públicas aos estudantes de escolas públicas, ou seja, ele assumiu que o ensino publico brasileiro não capacita os alunos a conquistarem sua vaga nem na universidade.
Além disso, o povo não quer ver seus filhos passando mal, sujeitos até à morte, nas filas dos hospitais públicos, em que os médicos usam até dedo de silicone pra bater o ponto e o governo não faz nada, não fiscaliza, não investe, não está nem aí. O governo tem o nosso dinheiro pra pagar seu médico particular.
O povo quer que seus filhos tenham moradia digna. Se o povo não mora em locais nobres onde o governo está, onde o governo investe, onde o asfalto e as praças são muito bem cuidadas; ele mora – a maioria – longe, onde as ruas, quando tem asfalto, e as praças são completamente abandonadas (exceto nos condomínios fechados, onde o governo também mora).
O governo quer agora tirar o poder do órgão que ainda resta ao povo em sua defesa, o Ministério Público. O governo está pronto para emendar mais trapo (PEC 37) na nossa Constituição, que está virando uma colcha de retalhos para encobrir a exploração do povo brasileiro.
O clima de copa do mundo é ideal para emendar a Constituição, não é à toa que o governo está investindo bilhões do nosso dinheiro nos estádios.
O circo está armado para o povo se divertir e esquecer dos problemas que o cercam.
Mas o povo não quer mais toda essa sorte de exploração. O povo está, COMO VOCÊS, pondo a cara a tapa nas ruas em defesa de todos os brasileiros que sofrem violência, violência do seu corpo, violência da sua inteligência, violência da sua dignidade. O povo quer gritar na cara do governo que cansou, que não aguenta mais, que não aceita mais ser saqueado todos os dias sem qualquer retribuição.
O governo financia a mídia, ela mostra o que ele quer: um povo mesquinho reclamando por mixaria. Tenta usar o próprio povo para reprimir e calar a multidão, para poder continuar explorando, explorando, explorando, como tem sido desde a colonização e está cada vez pior.
Parauapebas, assim como a maioria das cidades Brasileiras precisa de Educação de qualidade, Segurança pública, Transporte público de qualidade, Saúde para a população, Saneamento básico, Infraestrutura, se só é básico para um município tão rico e de extrema pobreza politica uma segunda etapa rebentar a corrente e ter outra portaria de acesso ao complexo industrial, para não mais lamentar a perda de seus trabalhadores!
Espero que a população de Parauapebas acorde também e saia às ruas em protesto contra a corrupção que é gritante nesta cidade e que até o momento assistimos tudo de braços cruzados. Chega de ficar comentando atrás de um computador e nos bastidores temos de mostrar para os governantes nossa insatisfação. Parauapebas, assim como a maioria das cidades Brasileiras precisa de Educação de qualidade, Segurança pública, Transporte público de qualidade, Saúde para a população, Saneamento básico, Infra-estrutura, se só isso já for tendido o resto é uma segunda etapa.