Foi aprovada pelo Ministério da Cultura (MinC) a readaptação arquitetônica do Projeto do Cineteatro e do Complexo Cultural do município de Marabá. Os novos equipamentos culturais serão erguidos em uma área de 11.836 metros quadrados, na Folha 16, por trás do Ginásio Poliesportivo, no bairro Nova Marabá.
E, para viabilizar as obras, o grupo de trabalho responsável por acompanhar a implantação do cineteatro se reuniu na manhã desta quinta-feira (3), no auditório da prefeitura, na Folha 31, na Nova Marabá. Participaram da reunião representantes das secretarias de Cultura, Obras, Planejamento, Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Controladoria Geral do Município, Conselho de Cultura e Gabinete do Prefeito, com a colaboração da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU).
O projeto foi aprovado, por meio da Lei Rouanet, que regulamenta a distribuição de recursos para produções culturais no Brasil. Com capacidade para 403 lugares e um complexo cultural, os agentes e produtores culturais poderão participar de oficinas de capacitação, reciclagem, entre outras.
Segundo o secretário de Cultura, Genival Crescêncio, o Centro Cultural vai reunir, em um só local, biblioteca, salas para oficinas de arte e muito mais, promovendo uma grande diversidade de atividades artísticas e culturais para a cidade. “Em breve Marabá vai ganhar esse majestoso cineteatro e o complexo cultural com salas de teatro, dança, formação audiovisual e área de música instrumental e coral”, enfatizou.
Além de garantir a acessibilidade, o cineteatro pretende estimular a democratização do acesso à cultura. Por isso, o público alvo dos projetos a serem realizados será principalmente crianças e jovens de 7 a 19 anos, estudantes da rede pública de ensino. (Texto: Alessandra Gonçalves/Foto: Helder Messiahs e Dinho Aires)