A partir deste sábado (7) até o dia 15 de dezembro, a Praça São Francisco, no Núcleo Cidade Nova, será o cenário da 15ª edição do Natal Encantado, evento que já se tornou tradição no calendário cultural da cidade no mês de dezembro, atraindo público de diversas cidades da região. Realizado pela Comunidade da Paróquia São Francisco, o Natal Encantado conta com o patrocínio da Sinobras e o apoio institucional da Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado.
Durante os nove dias de celebração, haverá novenas todas as noites, às 19h30, e no sábado, dia 14 será às 19h. Segundo a coordenadora cultural Erciluce Macias, após as missas, inicia-se a programação cultural no palco, com uma variedade de atrações, desde apresentações musicais e coreográficas até shows de bandas e corais.
No sábado (7), o evento será aberto pelo Ministério de música da Paróquia São Francisco e grupo coreográfico de Nova Ipixuna. No domingo (8), ocorrerá a chegada do Papai Noel e a abertura oficial do Natal Encantado, com uma homenagem ao Padre Mário, fundador do evento, celebrando seus 50 anos de ordenação e os 15 anos do Natal Encantado, com a presença de padres da congregação Dehonianos e um show do Padre Eduardo.
Na segunda-feira, dia 9, haverá a apresentação do Coral Catequese Arte da comunidade Santa Luzia, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, seguida pelo DJ Jorginho e a presença do Padre Patrick Fernandes. Na terça-feira, dia 10, a programação inclui a Companhia de dança Salvatore e a Banda do Exército.
Na quarta-feira, dia 11, a Banda da Fundação Casa da Cultura de Marabá e o ballet “A Bela e a Fera” da Escola Cristo Rei se apresentarão. Na quinta-feira, dia 12, será a vez da Banda Samba Santo e da Banda Celso Geyer. Na sexta-feira, dia 13, as irmãs As Pequeninas e a Banda Sinfônica Municipal animarão a noite. No sábado, dia 14, o haverá um show com Eliana Ribeiro.
O ponto alto do evento será no domingo (15), com a elevação do Menino Jesus, simbolizando o verdadeiro significado do Natal. A noite será encerrada com apresentações do DJ Jorginho e um show com Igor Félix. “Esse momento é especial porque nos lembra o nascimento de Jesus, que é a essência do Natal. Toda a nossa programação é pensada para levar essa mensagem às pessoas, unindo a comunidade em celebração e reflexão”, destaca Erciluce.
Estrutura
Com a participação de cerca de 300 voluntários, a organização do Natal Encantado inicia dois meses antes do evento, garantindo uma programação diversificada e cheia de luzes para toda a comunidade. Este ano, as luzes de Natal foram acesas no dia 01 de dezembro, marcando o primeiro domingo do advento. A estrutura do evento será iluminada por cerca de 100 mil luzes, incluindo um presépio em tamanho real, a casa do Papai Noel, e um espaço amplo na praça de alimentação com novidades e uma vasta variedade de comidas.
A expectativa da organização é superar o público do ano passado, que foi de cerca de 3 mil pessoas por dia, conta Joise Pinheiro, coordenadora do Natal Encantado. “Há três anos à frente do evento e é um prazer muito grande contribuir e levar a magia do natal à população de Marabá. Não temos palavras para expressar o trabalho de todos os voluntários envolvidos e apoiadores. Muitas pessoas de fora vêm participar desse evento que já se tornou um evento cultural no calendário, onde a gente mostra o verdadeiro sentido do Natal, o nascimento de Jesus”, conclui.
SERVIÇO
Evento: 15ª edição do Natal Encantado
Data: 7 a 15 de dezembro
Local: Praça São Francisco, Núcleo Cidade Nova, Marabá
Horário das Novenas: 19h30 (exceto sábado, dia 14, às 19h)
Entrada: Gratuita
(Texto: Jéssika Ribeiro)