Uma equipe da Câmara Municipal de Marabá participou, na última sexta-feira, dia 2 de junho, do lançamento da Escola do Legislativo e da primeira edição do Projeto Constituição em Miúdos na Câmara Municipal de Nova Ipixuna, a 50 km da sede deste município.
O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Nova Ipixuna, com a participação do vereador Ilker Moraes, vice-presidente da CMM, e também do Cabo Rodrigo; do procurador jurídico Ronaldo Giusti; e da equipe da Escola do Legislativo (Elmar), tendo à frente a coordenadora-executiva Gabriela Silva.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara de Nova Ipixuna, Eduardo Rodrigues da Silva, contando também com a presença da prefeita Maria das Graças; do presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Marabá, Rodrigo Botelho, além de outros vereadores e secretários municipais de Nova Ipixuna; e da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa); e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Gabriela Silva, da Elmar, elogiou a Câmara de Nova Ipixuna por criar a Escola do Legislativo e disse aos presentes que o Projeto Constituição em Miúdos é extremamente importante de ser trabalhado em escolas. “Parabenizo o presidente Eduardo Rodrigues, da Câmara de Nova Ipixuna, pela coragem em dar continuidade a este projeto. Sem apoio dos vereadores, do Executivo e sem as parcerias com a Secretaria de Educação, Tribunal de Contas e OAB não conseguiríamos chegar a lugar a algum”.
O vereador Ilker Moraes também reconheceu a relevância do projeto Constituição em Miúdos em Câmaras Municipais e parabenizou servidores que atuam em sua realização, tanto em Marabá quanto em Nova Ipixuna. “Ao abrirmos um diálogo sobre educação cidadã, estamos mostrando às crianças e jovens seus direitos e deveres na sociedade. Em Marabá, nas próximas eleições, certamente vamos ter candidatos que passaram pelo Constituição em Miúdos nas escolas. Isso nos enche de orgulho e nos engrandece. Assim como em qualquer segmento da sociedade, na política há os bons e os ruins. E precisamos saber escolher. Por isso esse projeto é importante, para as novas gerações saberem o que cobrar dos seus representantes”, observou o vice-presidente da CMM.
A prefeita Maria das Graças disse que ficou feliz ao receber as primeiras informações sobre a implantação da Escola do Legislativo e do projeto Constituição em Miúdos em Nova Ipixuna. “Às vezes, os direitos se confundem e com esse projeto, os estudantes poderão aprender quais são eles e ainda os seus deveres. Essa temática precisa ser trabalhada em todos os ambientes, tanto na escola quanto em casa”, disse ela.
A gestora municipal agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores de Marabá e conclamou os estudantes de seu município a mergulharem no projeto Constituição em Miúdos para aprenderem muito mais. “Estamos vivendo no Século XXI e precisamos fortalecer a educação. Parabéns aos vereadores de Nova Ipixuna por essa iniciativa”, elogiou.
O presidente da Câmara Municipal de Nova Ipixuna, Eduardo Rodrigues, agradeceu a parceria da Câmara de Marabá e aos vereadores de sua cidade que ajudaram na elaboração e aprovação do projeto de criação da Escola do Legislativo. “Eu vou participar ativamente dessa escola e tenho certeza que teremos êxito com esse projeto. Queremos aumentar ainda mais a parceria com a Câmara de Marabá”.
Eduardo Rodrigues reconhece que a formação política faz falta para vereadores também, e disse que todos precisam estudar para se aprofundar no assunto. “Vamos ajudar a construir o que há de melhor para nossa comunidade, para que todos compreendam o que é participar da política”, disse o presidente.