O titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) de Marabá, Jair Guimarães, garantiu que as cenas de violência e aglomeração que foram filmadas na noite de domingo, na orla da Marabá Pioneira, que ganharam repercussão nacional, não vão mais acontecer.
Por outro lado, o secretário observou que as ações a serem tomadas serão definidas pelos representantes da ampla frente criada para conter aglomerações durante o período de pandemia, que é formada pelas polícias Civil e Militar, além das entidades subordinadas à SMSI, que são o Departamento de Trânsito, a Guarda Municipal, a Secretaria de Meio Ambiente, além do Departamento de Postura, que é subordinado à Secretaria Municipal de Obras.
Os vídeos que circulam em grupos de WhatsApp mostram pessoas sem máscara se aglomerando, farreando e brigando na noite de domingo (26). Durante a aglomeração, foi registrada por câmera de celular uma pancadaria generalizada. Outro vídeo mostra o rastro de um verdadeiro rastro de lixo deixado na orla.
Em nota, a Prefeitura de Marabá informou que, apesar da existência do decreto que proíbe aglomerações e também das fiscalizações realizadas na cidade, parte da população insiste em desrespeitar a determinação municipal.