Há seis anos na presidência da Câmara Municipal de Marabá (CMM), o vereador Pedro Côrrea Lima (União Brasil), disse em coletiva, na manhã desta segunda-feira (12), que chegou a hora de passar a batuta para outro colega. Pedrinho, como também é conhecido no meio político e pelo eleitorado, fez um balanço do período que passou na cadeira mais importante do Legislativo marabaense. “Completei o meu ciclo, pelo menos nessa temporada, porque nós não vivemos numa ditadura e o poder precisa estar renovando. Virão outros, cada um dando a sua contribuição”, disse Pedrinho.
Ele começou dando as boas-vindas à Imprensa, afirmando que esta foi muito parceira, não só com a presidência da Casa, mas como todo o parlamento marabaense, porque, apesar de ser uma Câmara com tecnologia de Comunicação bastante avançada, é preciso reconhecer o trabalho de cada repórter, cada editor para que o trabalho feito no Legislativo seja divulgado.
“Então aqui, quero externar esse agradecimento por vocês estarem sempre aqui, levando ao cidadão marabaense tudo aquilo que acontece dentro do parlamento. Eu não tenho dúvida de que, durante esses seis anos, isto é, três como presidente da Casa, a gente procurou fortalecer o parlamento e aproximar da sociedade”, destacou Pedrinho.
O presidente disse, que por muito tempo, foi uma câmara que trabalhou só em projetos de lei, mas ele procurou fortalecer o parlamento, buscando interagir com a comunidade em diversos projetos: “Grande parte das decisões, acerca de tudo o que é feito no município, perpassa pelas decisões dos vereadores, através de projetos de lei, através de requerimentos. O parlamento marabaense é um parlamento muito sério, que trabalha com muita dedicação, principalmente para ajudar o Poder Executivo na elaboração, na execução de soluções para os problemas do município de Marabá”.
Sobre os avanços conquistados nesse ciclo de seis anos, que agora se encerra, Pedrinho disse que, além de ter encontrado a Casa com grandes profissionais. “Muitas decisões são tomadas pelo presidente, mas muitas coisas são sugestões dos colegas de trabalho. Então, uma das minhas características é poder abrir os trabalhos da presidência, dividir essa responsabilidade com a Mesa Diretora, com meus pares, com as comissões, com os departamentos. E, graças a Deus, eu tive uma contribuição muito grande desses profissionais”.
Pedrinho disse ainda que, durante esses anos, promoveu a modernização necessária na Câmara Municipal: melhorou a comunicação com os internautas, com a transmissão das sessões em tempo real, implantou o voto eletrônico, fez reformas nos gabinetes dos vereadores, no plenário, no plenarinho e implantou a energia solar, entre outros avanços.
“Principalmente, qualificamos melhor, não só o vereador, como também o servidor da Casa para que a gente possa prestar um serviço de qualidade. O cidadão chega aqui na Câmara Municipal em busca de solução para seus problemas e a Câmara precisava se modernizar, precisava se adequar com a tecnologia e com todas as informações que hoje nós”, acrescentou Pedro.
Segundo ele, isso tem dado um excelente feedback ao Legislativo Municipal. “A gente vai participar de eventos fora de Marabá e sempre a Câmara de Marabá é citada como referência como exemplo de trabalho, como exemplo pela Escola do Legislativo, pelo Memorial Político, enfim, por vários trabalhos que nós realizamos aqui no parlamento”.
Pedrinho discorreu ainda sobre as obras de acessibilidade que ocorreram na Câmara Municipal, acerca da colaboração do Legislativo ao Executivo em relação a melhorias salariais dos servidores da Saúde e a respeito de outros assuntos em que a Câmara autuou ao lado da prefeitura.
Eleuterio Gomes – de Marabá