A nova balança instalada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), na última quinta-feira (13), na PA-150, emitiu mais de 20 autos de infração em menos de uma semana de funcionamento, durante algumas horas no período diurno. É a segunda balança de pesagem de veículos da PA 150 e fica Morada Nova, à altura da Vila Sarandi, no Km 5,5, em Marabá.
Segundo o titular da Setran, Pádua Andrade, o equipamento começou funcionar no primeiro dia em modo educativo para testes no equipamento e, em seguida, passou a operar apenas algumas horas do dia. “Mesmo assim, somando o excesso de peso nos autos de infração, chegamos a quase 50 toneladas a mais nos veículos fiscalizados. Teve uma carreta que transportava quase 20 toneladas a mais que o peso permitido. É somente uma pequena amostra de como o excesso de peso influi diretamente no desgaste prematuro do pavimento”, detalha Pádua.
O segundo equipamento em funcionamento se soma à balança instalada no Km 122 da PA-150, no sentido Tailândia-Moju, que está em operação desde o início de 2020, e também já registrou grande quantidade de autos de infração por excesso de peso.
“Com o funcionamento da segunda balança, também apenas no período diurno, segundo relato de policiais, as carretas com excesso de peso passam a trafegar no horário noturno para fugir das fiscalizações, mas, a partir de outubro, a fiscalização nas duas balanças instaladas pela Setran na PA-150 será 24 horas por dia”, destaca Pádua.
O trabalho de fiscalização nas balanças conta com a parceria da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa), Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
Ainda este ano, será instalada a terceira balança na PA-150. O equipamento ficará em Goianésia do Pará, no antigo posto da balança, no Km 159,6.
A instalação das balanças de fiscalização de peso na PA-150 tem o objetivo de garantir a vida útil do pavimento da rodovia que está sendo restaurada.
(Fonte: Agência Pará)