A 300 metros da ponte rodoferroviária do Rio Tocantins, em Marabá, no sudeste paraense, a Vale constrói duas pontes que vão ligar os núcleos São Félix e Nova Marabá. Com previsão de entrega para 2027, atualmente, o projeto segue com atividades em solo e dentro do rio. Paralelamente às obras civis, a mineradora vem realizando campanhas educativas para orientar os moradores do entorno do empreendimento sobre as regras de navegação no rio durante a execução das obras.
Segundo Edivaldo Braga, gerente de Territórios da Vale, o diálogo com a comunidade é importante para reforçar essas medidas de segurança. “Desde a implantação da sinalização náutica nas obras das novas pontes, nós orientamos os moradores do entorno sobre esses cuidados e, neste mês, estamos reforçando a importância dessas medidas na garantia de uma navegação segura para quem utiliza o rio”, afirma o gestor.
Neste mês, uma equipe da Sinergya, empresa contratada pela Vale, percorreu escolas, unidades de saúde, comércios e residências dos núcleos Morada Nova, São Félix e Nova Marabá, para explicar aos moradores como identificar a passagem segura de barcos na área das obras. Além da ação porta a porta, a campanha educativa inclui orientação a pescadores e barqueiros nos pontos de acesso ao rio e, também, divulgação em carro-som e vídeo explicativo.
Navegar é preciso, mas com segurança
Desde novembro, quando foram iniciadas as atividades dentro do rio, boias luminosas e placas são usadas para garantir a segurança das pessoas que transitam no local, próximo à área do projeto. A medida obedece a normas da Marinha do Brasil que definem regras de sinalização náutica específicas para obras sobre águas, pontes e canais.
Em todas as etapas de trabalho embarcado haverá um canal navegável no rio. A área livre para navegação está sinalizada com boias luminosas verdes e vermelhas. Já as amarelas, contendo um “x” no topo, indicam os locais que devem ser evitados em qualquer situação.
Pontes vão contribuir para mobilidade urbana
Iniciado em 2022, o projeto prevê a construção de duas pontes ao lado da estrutura rodoferroviária atual, cada uma com 2,3 km de extensão. Uma ponte será exclusivamente rodoviária, o que irá desafogar o trânsito em Marabá e reforçar a ligação entre o sudeste do Pará e outros Estados. E a outra será ferroviária, contribuindo para o aumento da capacidade de transporte de minério e outras cargas. O investimento total previsto é de R$ 4,1 bilhões. Atualmente, o empreendimento emprega mais de 1.700 profissionais, sendo a maioria deles moradores de Marabá e região.
(Ascom Vale)