Marabá: Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins transforma conhecimento em diversão

Atividade potencializou o ensino da matemática através da ludicidade, da arte e cultura

Continua depois da publicidade

Cerca de 1.200 estudantes do Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins – CMRio, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em Marabá, Região de Integração Carajás, participaram na manhã de sexta-feira (29), da 12ª Gincana de Matemática, coordenada pelo professor Vandilamar Gatti..

O objetivo da atividade é potencializar o ensino da matemática através da ludicidade, da arte e cultura. A gincana, que foi dividida em quatro equipes Alfa, Bravo, Charlie e Delta iniciou com desfile de trajes sustentáveis e com formas geométricas, após o desfile, aconteceu provas com resolução de equações do 2º grau, entre outros cálculos matemáticos, apresentação de paródias e danças, além de caracterização de personagens.

A professora de Matemática, Regiane Lima Barbosa, do Fundamental e Médio, lembra que muitos alunos possuem dificuldade na disciplina de Matemática, por ser considerada difícil, porém quando são apresentadas outras maneiras de ensinar os estudantes ficam mais empolgados a aprender.

“Eles colocam em prática o conhecimento que adquiriram no decorrer do ano durante a gincana. Muito se fala da COP 30, então integramos o assunto com a sustentabilidade. Em um desfile de abertura, os alunos aliaram as formas geométricas e reutilização de materiais que virariam lixo para confecção de trajes. Estou surpresa com a criatividade que eles estão apresentando”, explica a professora, acrescentando que a gincana é interdisciplinar, envolvendo todas as áreas do conhecimento.

Outro professor de Matemática, Pablo Souza da Silva, explica que a ideia é motivar os alunos ao estudo da disciplina. “Além de conhecer o conceito de matemática, almejamos que os alunos possam se envolver no processo de interação e brincadeiras. Os discentes são motivados a trabalhar em coletividade, e se ajudam bastante, vários ramos da matemática, como geometria de equação”, sublinha Pablo Souza.

Premiações – Neste ano, o CMRio conquistou marcas importantes, como o maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da região de integração Carajás, atingindo 5.0, assim como resultados da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas)- totalizando uma medalha de prata a nível nacional, e 12 menções honrosas também a nível nacional, e a nível regional uma medalha de ouro e outra de bronze também na Obmep, sendo o professor Pablo Souza o único docente de Matemática a ser premiado com medalha na OBMEP.

A diretora da instituição de ensino, Elsivan Machado, explica que a gincana já é tradição na escola e uma integração entre alunos do Ensino Médio e Fundamental. Ela ressaltou que a gincana potencializa os conhecimentos matemáticos aprendidos durante o ano e aguça o senso de competição entre os estudantes.

A aluna Ana Luiza Viana Santos, 17 anos, cursa o 2º ano do Ensino Médio. Para ela, se trata de muita emoção participar da gincana. “Ensaiamos com um mês de antecedência as paródias e gritos de guerra. A minha equipe vermelha tem os alunos com a média melhor em Matemática e colocamo-los para realizar as equações, treinamos antes. É divertido aprender brincando e fica a pressão para ganharmos ponto, isso se torna muito divertido”, comenta ela.

DRE

“A Escola Rio Tocantins se destaca na matemática, com resultados acima da média na DRE, reflexo de um trabalho dedicado dos professores. Eventos como este só fortalecem essa ‘vocação’ que a escola tem nessa área do conhecimento que ainda é muito temida por parte dos estudantes,” ressalta Magno Barros, diretor da DRE.

O secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, destaca o trabalho desenvolvido pela escola ao longo dos anos. “Não apenas nessa atividade da gincana de Matemática, mas de forma permanente o Colégio CMRio desempenha um papel fundamental na formação de jovens estudantes, alcançando excelentes índices e sendo destaque até mesmo no cenário nacional, fazendo valer os grandes investimentos do governo do estado na área da Educação.”, elogia o secretário.

(Agência Pará/ Emilly Coelho – CRG. Fotos: Divulgação)

plugins premium WordPress