A propósito da possível contaminação das águas do Rio Tocantins, na região do Estreito, no estado do Maranhão, onde uma ponte desabou e caminhões carregados com herbicidas e outros produtos químicos desapareceram no rio, a prefeitura de Marabá, por meio da Diretoria de Proteção e Defesa Civil, lançou alerta à população ribeirinha.
No comunicado de Risco de Contaminação, a autoridade recomenda que moradores de comunidades situadas às margens do Tocantins, evitem qualquer contato com a água do rio, advertindo que o “contato com esses produtos pode oferecer sérios riscos à saúde, como queimaduras, intoxicações e outros graves problemas de saúde”.
Ao final, o comunicado orienta a população a aguardar novas orientações oficiais antes de voltar a utilizar a água. Até o momento, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) ainda não se manifestou sobre o assunto.
Informações extraoficiais obtidas pelo Blog dão conta de que, no trecho do rio em que as cargas afundaram, já há uma empresa especializada analisando as águas e a situação das cargas submersas.
(Eleuterio Gomes, de Marabá)