Marabá e Curionópolis têm as melhores escolas públicas da região

Ranking elaborado com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu leva em consideração Nota Média Padronizada referente à avaliação do Saeb 2023, principal componente para cálculo do Ideb. Proficiência em Matemática e Português de estudantes de Marabá e Curionópolis é a mais alta

Continua depois da publicidade

A divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na última quarta-feira (14) ainda repercute, e a liberação dos microdados para municípios e escolas pelo Ministério da Educação (MEC) animaram diversos gestores da região e entristeceram outros.

No Pará, em se tratando da rede pública municipal de ensino, os grandes destaques foram Marabá e Curionópolis, que alçaram, pela primeira vez, ao pelotão das dez melhores redes de ensino tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do ensino fundamental, levando-se em conta a nota geral do Ideb.

Mas há mais que isso nas entrelinhas. As cidades comandadas por Tião Miranda e Mariana Chamon ostentam as melhores escolas públicas para estudar na região, considerando-se o nível de proficiência de seus alunos nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, a partir de prova aplicada a título do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2023.

O Blog do Zé Dudu se debruçou sobre os microdados do Ideb para desvendar quais as melhores escolas municipais da região de Carajás, considerando-se os municípios de Marabá, Parauapebas, Eldorado do Carajás, Curionópolis e Canaã dos Carajás. O resultado é surpreendentemente diferente de 2021, quando Parauapebas dominava, mas já perdia força.

Agora, Marabá e Curionópolis detêm, no geral, as melhores escolas públicas da região, com os melhores índices de aprendizagem e proficiência em cálculos, escrita, leitura e interpretação de texto, um desempenho a comemorar.

Ascensão de Marabá

No ranking das 20 melhores escolas da região, tendo como ponto de partida os anos iniciais do ensino fundamental, Marabá concentra simplesmente todo o pódio. A medalha de ouro é para o Colégio com supervisão militar Rio Tocantins, que é disparado campeão em proficiência em Matemática e Língua Portuguesa. A prata fica com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pequeno Príncipe e o bronze, com a EMEF Anízio Teixeira.

O interessante no ranking dos anos iniciais é que, das 20 melhores, nove nomes são de Marabá, cinco são de Parauapebas, quatro são de Curionópolis e dois de Eldorado. A considerar o tamanho e a importância econômica de cada município, Curionópolis leva vantagem porque mostra que está fazendo infinitamente mais com menos recursos, tal como acontece com municípios de Ceará, Alagoas e Pernambuco.

Vale ressaltar que os estados citados são campeões de proficiência no Saeb e de notas no Ideb, mesmo com “poucas posses” — ou seja, poucos recursos — e com professores recebendo, por exemplo, até cinco vezes menos que em Parauapebas e Canaã dos Carajás, este o qual não possui um representante sequer no listão das 20 melhores escolas.

Em se tratando do ranking das 20 melhores escolas dos anos finais do ensino fundamental, Marabá também lidera com a EMEF Pedro Cavalcante. Parauapebas tem duas unidades de ensino ocupando segundo e terceiro lugares, mas só isso, enquanto Curionópolis aparece na lista com sete representantes e Marabá com 11. Canaã dos Carajás e Eldorado não têm representantes.

Confira o ranking das melhores escolas, que leva em consideração a proficiência dos alunos com base na avaliação do Saeb, e não a nota do Ideb, que é “batizada” com taxas de aprovação que muitas vezes são maquiadas e não refletem a realidade.

10 comentários em “Marabá e Curionópolis têm as melhores escolas públicas da região

  1. Eliana Responder

    A culpa e da vereadora Eliane que na ambição pelo poder esqueceu que o papel do vereador é legislar e não mandar em secretaria acabando com a educação com uma cambada de puxa saco que nao entende nada de educação. A prova do fracasso é que o video da esposa do Aurelio metendo o pau e falando umas poucas e boas sobre ela viralizou.

  2. jostick Responder

    Escola Rio Tocantins, interessante que não existe lista de aprovados no vestibular dessa instituição vai v que eles estudam para se tornarem PM’S, nada contra o profissional da segurança pública, entretanto a sociedade precisa além de PM’S de engenheiros, médicos, Professores etc.. acorda Brasil…

    • Marcia Mota Responder

      Tiao e Mariana tem o perfil de gestores, são operacionais, gostam de cidades organizadas, com asfato de qualidade e urbanismo. Darci e isso ai que vocês estão vendo: o retrato da iniquidade, do deboche com o dinheiro público e a cara da população, sinônimo do atraso, do desmazelo, da incompetência, das tretas, dos conchavos com vereadoes, da cachorrada na vida pessoal e da corrupção. O que esperar da educaçao com selo Darci de qualidade??

    • MESSIAS GONÇALVES ASSIS Responder

      É só você entrar na página deles no Instagram que você vai ver! A escola é excelente.

  3. Jarbas Responder

    Como q os alunos vão apresentar um bom ideb se não tem merenda e transporte nas escolas ? E os cu de preguiça dos professores só querem saber de folga ?!?!

  4. Pedro Reis Responder

    Não vão mesmo fazer matéria sobre o desastre que foi o IDEB de Parauapebas? Vão omitir o PIOR resultado da história?

  5. Daniel Ribeiro Silva Responder

    quem diria??? maraba e ate curipa superar a endinheirada mas ineficiente parauapebas em educacao!!! cade a vereadora eliene, ‘dona’ da educacao e da demagogia??? enfiou um monte de gente incompetente na secretaria e ressuscitou outras trepecas como leila lobato p terminar de derrubar a ja combalida educacao!!! a tragedia anunciada se concretizou!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados