A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) estão promovendo, desde o dia 22 (segunda-feira), uma Ação de Cidadania, no Distrito de Cruzeiro do Sul, localizado no município de Itupiranga, na fronteira com Marabá, a 200 km, na Região de Integração Carajás. A ação vai até o dia 26 (sexta-feira), com o objetivo de garantir acesso a documentos e benefícios sociais para a população rural, proporcionando serviços de emissão de documentos, orientações jurídicas e de extensão rural.
Até o momento já foram atendidas 250 pessoas e a perspectiva é de que, até o final da Ação Cidadania, esse número chegue a 500. A emissão de Carteira de Identidade está sendo feita por servidores da Seju e da Polícia Civil. Jayson da Silva Araújo (Seju) e Franciele Guerra (PC) estão à frente das equipes. Já foram emitidos 168 documentos.
Por meio da Emater, já foram emitidos de 10 Cadastros Nacional da Agricultura Familiar – CAFs (antiga declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP), documento que proporciona acesso às diversas modalidades e linhas de crédito rural, operacionalizadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e políticas públicas e sociais. Esse trabalho está sendo feito pelos servidores Aguiberto Alves “Zico”, Richardson Mourão “Rick” e Antonio Corrêa “Correão”, do Escritório Local de Marabá.
No dia 26 (sexta-feira) acontece o encerramento, com as autoridades e parceiros. Uma participação importante será dos gerentes Wagner André e Maria Andreylsa do Banco da Amazônia (Basa), que abordarão sobre crédito rural e financiamento em geral.
O coordenador da Emater, em Marabá, Aguiberto Rodrigues Alves, ressaltou que a ação consta do Planejamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater), no âmbito do Subprojeto 1, de apoio à cidadania, educação e cultura. “Estamos felizes e motivados com esta parceria com a Secretaria de Justiça, que nos permitirá levar cidadania as pessoas”, destacou.
O supervisor da Emater Regional Marabá, Fernando Araújo elogiou o trabalho da equipe marabaense, por essa primeira ação com a Secretária de Justiça, e disse que pretende ampliar esse tipo de ação para toda a região administrativa, sob a jurisdição dele.
(Ascom Emater)