Marabá: Enxurradas são um problema para o Poder Público e a população

No chamado inverno amazônico, chuvas provocam alagamentos rápidos, mas de prejuízos muitas vezes irrecuperáveis para famílias de baixa renda

Continua depois da publicidade

Todos os anos nesta época acontece a mesma coisa em Marabá: as chuvas fortes que caem na região sul e sudeste do Pará ocasionam diversos pontos de alagamento na cidade. Geralmente a enxurrada provoca alagamento de poucas horas, mas é tempo suficiente para causar prejuízos quase irrecuperáveis principalmente para famílias de baixa renda.

Diante disso, o Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) tem trabalho redobrado. Segundo o órgão oficial da prefeitura, existem bairros em que já foi retirada mais de meia tonelada de lixo doméstico dos bueiros. Marabá costuma registrar pelo menos 30 pontos de alagamentos, sobretudo pela ocupação irregular de muitas dessas áreas.

Algumas ações têm dado resultado e evitado os desastres, como a canalização de grande parte da “Grota Criminosa”, curso d’água que corta dez bairros do Núcleo Nova Marabá. Mas outras partes, onde antes não se via falar de alagamento, agora apresentam o problema. É o caso da Praça do Paço Municipal, na Folha 31, região central da Nova Marabá. A rua principal, em frente à sede da prefeitura, ficou completamente alagada durante toda a última sexta-feira (28), sendo necessária a utilização de carros limpa-fossa.

“As equipes de limpeza de bueiros e grotas estão constantemente fazendo limpeza e desentupimento em todos os bueiros e grotas da cidade,” informou a SSAM em nota à Imprensa. A maioria dos resíduos que entopem os bueiros é formada por lixo doméstico. “Em alguns lugares já foi retirada mais de meia tonelada de lixo residencial em bueiros,” diz trecho da nota.

Ainda de acordo com a SSAM, “as equipes de limpeza estão em trabalho constante, mas cabe a cada cidadão cuidar também para evitar situações e alagamento”.