Marabá: Estado vai oferecer uma semana de atendimento e capacitação na Usina da Paz

As atividades serão iniciadas na segunda-feira (31) e prosseguem até a manhã de sexta-feira (4), estendidas a moradores de outros municípios da região
A população terá acesso à emissão de vários documentos

Continua depois da publicidade

Marabá receberá entre os dias 31 de março e 4 de abril (segunda a sexta-feira), na Usina da Paz, várias ações, principalmente nas áreas de assistência social, segurança alimentar, emprego e saúde. Os atendimentos serão executados pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em parceria com outros órgãos estaduais.

O projeto concentrará atividades e atendimentos oferecidos pelo Estado, otimizando recursos e ampliando o acesso a serviços essenciais por pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Além de Marabá, municípios vizinhos também serão atendidos durante a semana. As atividades serão iniciadas na tarde de segunda-feira (31), prosseguindo até a manhã de sexta-feira (4). O encerramento será com certificações e apresentação dos benefícios oriundos da iniciativa.

Oficinas e palestras

A população poderá contar com emissão de segunda via de documentos (certidões de nascimento, casamento e óbito), capacitações para trabalhadores beneficiados pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) e Programa Criança Feliz, além de formações voltadas ao enfrentamento de abuso sexual e trabalho infantil.

Também serão ministradas oficinas de empreendedorismo para membros de associações e cooperativas, e palestras sobre manipulação de alimentos e segurança alimentar, além de certificação do Programa “Qualifica Pará”.

Na área de emprego e renda haverá captação de vagas no mercado de trabalho, cadastro de empresas para oferta de postos, emissão de carteira de trabalho digital, consulta ao PIS e emissão de cartas de encaminhamento para entrevistas de emprego. Agricultores familiares terão acesso a palestras sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e relatos de experiências sobre os impactos da iniciativa na vida de trabalhadores rurais.

Em breve, a programação será oferecida a moradores dos municípios de Abaetetuba, Santarém, Castanhal e Belém. A iniciativa conta com parcerias estratégicas, incluindo Polícia Civil, responsável pela emissão de Registro Geral (RG), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac).

(Agência Pará)

Deixe seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress