Marabá: Guarda Municipal recebe treinamento de Técnicas de Abordagem e Rádio Patrulhamento

Desde junho do ano passado, a GM de Marabá passou a usar arma de fogo e a atender ocorrências mais complexas, daí a necessidade de atualizar as técnicas

Continua depois da publicidade

O efetivo da Guarda Municipal de Marabá (GMM) iniciou a atualização do treinamento de Técnicas de Abordagem e Rádio Patrulhamento, na terça-feira, 22 de abril. A capacitação, que está sendo realizada em sistema de turnos, respeitando as escalas de serviço, vai até sexta-feira (25). O objetivo, de acordo com o superintendente da GMM, Inspetor Chaves, é aprimorar os métodos operacionais dos agentes diante da constante evolução das técnicas e métodos de policiamento.

“Nós passamos, desde a nossa formação em 2012, quase 11 anos sem o porte de arma de fogo. A partir de junho do ano passado, quando começamos a usar arma de fogo mediante autorização da Polícia Federal, começamos também a atender ocorrências de média e alta complexidade.  Então, atualizar as técnicas de abordagem, de aproximação de pessoas, tanto em veículo, motocicleta ou em áreas cobertas, essa atualização facilita o nosso trabalho e nos dá segurança no nosso agir”, explicou.

O comandante da GMM reforçou que a modernização dos treinamentos faz parte da rotina da corporação, tendo em vista que a Segurança Pública é uma esfera social dinâmica, exigindo constante atualização de métodos para garantir os direitos constitucionais de prevenção e pacificação dos conflitos sociais.

“Para que a gente pudesse usar arma de fogo, nós fizemos um curso de 100 horas, onde a gente aprendeu tanto a parte técnica do uso do armamento, quanto a parte de primeiros socorros, e também a forma de preservação da vida, que é o mais importante, preservar a própria vida e de terceiros, utilizando o equipamento”, detalhou o Inspetor Chaves.

Por meio da integração das forças de segurança, a capacitação está sendo realizada no centro tático do 33° Pelotão de Polícia do Exército (PEL PE), na área da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS), na Folha 25, Nova Marabá, e as aulas são ministradas pelo Sargento Danilo Porfírio, do Comando de Policiamento Regional II (CPR II) da Polícia Militar.

“A integração das instituições é muito importante para o combate à criminalidade. Com muita honra estamos aqui para contribuir com esse conhecimento que é dividido em duas plataformas: uma teórica, que estamos tratando agora sobre os conceitos de Policiamento Ostensivo Geral, e a outra prática, onde iremos discutir sobre a postura e compostura dos policiais em viaturas, as técnicas e táticas de procedimento de abordagem numa busca pessoal ou numa busca veicular”, informou o sargento Porfírio.

Para guarda municipal Alessandra da Silva Chaves, guarda municipal responsável pelo atendimento das vítimas de violência na Patrulha Maria da Penha, a atualização do curso representa a garantia de atuação segura, resguardando a vida dos agentes e da população durante as abordagens.

“A gente já tinha feito esse curso há bastante tempo e agora a gente está adquirindo novos conhecimentos, novas experiências, porque muita coisa mudou. Ter esse conhecimento tecnológico ajuda também na segurança dos agentes durante a abordagem, a gente vai saber diferenciar a necessidade e o procedimento em cada abordagem”, declarou a guarda.

(Secom PMM. Texto e Fotos: Fabiane Barbosa)

plugins premium WordPress