Marabá: “Histórias Da Margem” – documentário será lançado neste sábado (21)

Inspirado em pesquisas acadêmicas e na coincidência temporal entre a construção da Rodovia Transamazônica e os eventos da Revolta de Stonewall, em Nova York, filme faz resgate da história do movimento LGBTQIA+ em Marabá sob a perspectiva de lideranças

Continua depois da publicidade

Neste sábado (21), o Pontal Instituto Cultural abre as portas para o lançamento do curta-metragem documental ‘Histórias da Margem: 15 anos do Movimento LGBTQIAPN+ em Marabá’. Em uma produção de 25 minutos, o filme busca fazer um registro audiovisual que reúne documentos, fotografias e depoimentos que ajudam a entender a trajetória que essa comunidade percorreu até o cenário em que se encontra atualmente.

“É mais do que um registro, porque é o primeiro grande apanhado histórico de tudo o que já se caminhou na pauta LGBTQIA+ em Marabá. E nada melhor do que ouvir as pessoas que contribuíram para essa trajetória, que são as pessoas que protagonizaram esses 15 anos de que se tem histórico de militância nessa parcela da população”, defende o historiador e diretor do documentário Eduardo Nunes.

‘Histórias da Margem’ é um projeto que busca dar visibilidade às bandeiras da comunidade LGBTQIA+, contribuindo para a conscientização do público sobre a igualdade de direitos e a necessidade de combate às várias violências praticadas contra toda a forma de diversidade sexual. Uma motivação relevante é a coincidência temporal entre a construção da Rodovia Transamazônica e o episódio conhecido como a ‘Revolta de Stonewall’, em Nova York, considerado um marco do início da politização do movimento LGBTQIAPN+ no Ocidente.

No contexto local, obras como o trabalho de conclusão de curso “Bibas, Gays, Boiolas, Lésbicas e Simpatizantes Uni-Vos: A Primeira Parada LGBTQIA+ De Marabá-PA E Seus Desdobramentos Políticos” e a pesquisa “O Que Pode Um Corpo LGBTQIA+? Corpo, Gênero e Sexualidade A Partir Do Movimento LGBTQIA+ De Marabá-PA (2008-2019)”, produzidos por Bruno Teixeira e Eduardo Nunes, também foram fundamentais na inspiração e desenvolvimento desse projeto.

O documentário ‘Histórias da Margem: 15 anos do Movimento LGBTQIAPN+ em Marabá’ é um projeto genuinamente marabaense, materializado a partir do envolvimento de uma equipe 100% local, contemplado pelo Edital de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo Pará.

O Covil Taberna assina como proponente e a produção conta com as parcerias da Tallentus Amazônia, do Pontal Instituto Cultural, do Galpão de Artes de Marabá (Gam), do Cineclube Carajás, da Kayapó Produções, da Fundação Casa da Cultura de Marabá, do Pontão Matrizes Amazônicas e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. A realização é da Fadesp, do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

SERVIÇO:

Lançamento do curta-metragem documental ‘Histórias da Margem: 15 anos do Movimento LGBTQIAPN+ em Marabá’

Data: 21/12/2024 (sábado)

Hora: 10 horas

Local: Pontal Instituto Cultural – Av. Dois Mil, 93 – Belo Horizonte, Marabá.

Entrada franca. Classificação livre.

(Tay Marquioro)

Deixe seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress