Marabá: HRSP realiza cursos de boas práticas para dar mais segurança aos pacientes

Os cursos têm o objetivo de reforçar metodologias assistenciais, que valorizam o cuidado humanizado aos pacientes na casa de saúde, que é referência para mais de um milhão de pessoas em 22 municípios do sudeste do estado

Continua depois da publicidade

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, vem promovendo cursos de capacitação aos colaboradores da unidade com o objetivo de reforçar metodologias assistenciais, que valorizam o cuidado humanizado aos pacientes. A inciativa ganhou enfoque dentro da programação alusiva ao Mês da Segurança do Paciente, celebrado em setembro.

As capacitações do projeto, que é realizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), são realizadas por 73 enfermeiros do HRSP, com que dão enfoque à importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). O SAE é uma ferramenta metodológica que garante a precisão e a coesão no cumprimento do processo de enfermagem e de atendimento aos pacientes.

Segundo a enfermeira, Paula Dorighetto, o SAE é uma metodologia implementada no país pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que, na prática, implantou os processos de enfermagem, tornando a assistência mais sistemática e organizada. “Os processos de enfermagem se organizam em cinco etapas: a coleta de dados, o diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação. Todas elas contribuem para um atendimento mais seguro, especializado, humanizado e proporciona uma melhor experiência ao paciente”, explica a enfermeira do HRSP.

Enfermeiros recebem manual técnico direcionado ao perfil de atendimento da instituição

A profissional ainda ressaltou que, para reforçar o aprendizado durante as capacitações, foi produzido um manual técnico direcionado ao perfil de atendimento da instituição, que irá ajudar os profissionais de enfermagem a realizar uma assistência de qualidade.  Para contribuir com um modelo assistencial que visa um cuidado completo e individualizado dos pacientes, o Hospital Regional do Sudeste implantou, no ano passado, a participação do enfermeiro hospitalista, profissional que contribui com a segurança e gestão clínica dos pacientes internados, no planejamento da assistência e otimização dos processos de enfermagem na unidade.

Segundo o diretor Assistencial do HRSP, Rosialdo Lobato, o enfermeiro hospitalista atua como uma ponte em um modelo horizontal entre todos que prestam assistência na instituição, sendo essencial no atendimento integrado do paciente, em conjunto com o médico e toda a equipe multiprofissional. “Nós temos hoje cinco enfermeiros hospitalistas no HRSP, que contribuem para a segurança dos nossos pacientes. São profissionais altamente qualificados, que atuam fortalecendo o planejamento dos cuidados prescritos, desde a entrada do usuário até a sua alta hospitalar”, destaca o diretor.  

Workshop – Ainda dentro da programação do Mês da Segurança do Paciente e visando fortalecer a cultura de segurança institucional, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do HRSP promoveu, de 13 a 20 de setembro, um workshop sobre as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente. A programação contou com dinâmicas, treinamentos e atividades lúdicas, voltadas as equipes assistenciais e administrativas.

As seis metas, estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), envolvem a identificação correta dos pacientes, comunicação efetiva, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos e prevenção de quedas e lesão por pressão.

O hospital público, que pertence ao governo do estado e é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região sudeste na prestação de serviços como ortopedia-traumatologia, cardiologia, oftalmologia, cirurgia plástica reparadora, hemodiálise e até partos de alto risco.

Tina DeBord – com informações da Ascom HRPS