A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Marabá promoveu, nesta quinta-feira (1º), o II Encontro Municipal do Censo Escolar. O evento teve o objetivo de abordar sobre a qualificação das informações coletadas pelo Programa Educacenso na Educação Básica, bem como a sua importância para a elaboração de políticas públicas educacionais.
Participaram do encontro coordenadores do Educacenso, como a representante geral, Célia Gedeon, de Brasília, a coordenadora municipal, Lindalva Martins, o professor Evandro Paiva, pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e o diretor geral de Ensino da Semed, Fábio Rogério. Gestores e secretários de toda a rede municipal de ensino urbano e rural de Marabá e região também marcaram presença.
Em Marabá, são 50.468 alunos oficialmente registrados no Censo Escolar de 2022, informa Martins. “Esse é um pontapé inicial do nosso trabalho. Posteriormente já temos marcadas as nossas reuniões de treinamentos com os nossos secretários e auxiliares, onde trabalharemos a teoria e a prática,” assegurou.
“Ontem, 31, foi instituído o início da coleta de Censo Escolar da educação básica, então nada mais importante do que agregar essa informação com esse encontro, onde a gente está trazendo, neste dia 1º de junho, todos os gestores, secretários e auxiliares das zonas urbana e rural, pois são os que estão realmente à frente da coleta de informações do Censo Escolar. Eu costumo dizer que a gente tem a melhor equipe de censo escolar do país,” ela explicou.
Coordenador estadual do censo, Evandro Paiva reafirma a necessidade dos dados inseridos no sistema representarem a realidade das escolas e do município: “Quando a gente apresenta os dados do município, são dados para reflexão. É importante que cada escola, juntamente com a coordenação municipal do Censo, faça uma análise para ver se esses dados estão refletindo de maneira fidedigna a realidade. A gente está trazendo aqui um espelho e tem de tudo, uma síntese do que foi formado pela escola, em 2022, para reflexão”.
Também presente estava o vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias. Na ocasião, ele afirmou que é fundamental a realização de eventos como o Encontro Municipal do Censo Escolar para que a rede municipal de ensino possa se qualificar cada vez mais, em relação aos dados do Educacenso.